Portal da Cidade Mogi Mirim

JUBILEU

Os 50 anos de história do Serviço de Água e Esgotos

Hoje, 100% da cidade recebe água tratada pelo Saae

Publicado em 08/03/2020 às 22:15

Hoje, 100% da cidade recebe água tratada pelo Saae (Foto: Prefeitura de Mogi Mirim)

Nesta segunda-feira (9), o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim completa 50 anos de criação. São cinco décadas dedicadas a levar à população mogimiriana um serviço em saneamento de qualidade. 

Mas, essa trajetória começou muito antes da criação do Saae. No passado, era a Prefeitura quem cuidava do serviço de água e esgoto na cidade, através da Repartição Municipal de Água, criada em 1949.

Em meados da década de 50 foi construído o primeiro sistema de tratamento e distribuição de água do município na área onde hoje funciona a sede do Saae.

Em novembro de 1964, foi criada a estrutura administrativa da prefeitura, incluindo o Departamento de Água e Esgotos, formado por serviços de distribuição de água, estação de captação e bombeamento, estação de tratamento de água e serviços de esgotos.

Sete anos depois, por meio de Lei Municipal, o respectivo departamento ganhou autonomia econômica, financeira e administrativa.

Desde então, o Saae passou por processos de ampliação e modernização, aumentando sua capacidade de atendimento à população e melhorando a qualidade de seus serviços. Aumentou a captação de água bruta e a reservação de água tratada na ETA, implantou novos reservatórios e ampliou a rede de distribuição para acompanhar o crescimento da cidade e atender a população.

Hoje, 100% da cidade recebe água tratada pelo Saae. E com os novos investimentos que estão sendo aplicados, como na ampliação da ETA, cuja obra irá quase que dobrar a capacidade de produção de água tratada, o Saae irá assegurar água em volume e em qualidade para a população mogimiriana pelos próximos 30 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário