Portal da Cidade Mogi Mirim

Prevenção

Campanha oferece mamografia e coleta de papanicolau e atualização de vacinas

Até 30 de outubro, mulheres de 35 a 69 anos poderão realizar o agendamento com a enfermeira responsável, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS)

Publicado em 08/10/2020 às 04:16
Atualizado em

(Foto: Internet)

A Secretaria de Saúde deu início nesta semana às ações alusivas ao Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo conscientizar e ressaltar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, além de contribuir para a redução da mortalidade. Para isso, a Pasta organiza diversos procedimentos de prevenção e tratamento na rede pública municipal.

Até 30 de outubro, mulheres de 35 a 69 anos poderão realizar o agendamento com a enfermeira responsável, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), para exame clínico das mamas e solicitação de mamografia. Haverá análise de cada situação, e caso seja necessária a realização do procedimento, a mulher será informada sobre o dia, horário e local do exame. 

Nos exames em que existirem alteração na mamografia, a mulher será referenciada e encaminhada ao especialista, no caso, um mastologista. A proposta pelo agendamento é para evitar aglomerações nas unidades e nos locais de exame, combatendo a disseminação do coronavírus (Covid-19).  

Papanicolau 

A campanha oferece também coleta de exame papanicolau, teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. A Secretaria de Saúde informa que a análise é voltada para mulheres acima de 25 anos que já tenham iniciado atividade sexual, mas que não há empecilho para outras idades, desde que também já acumulem experiências sexuais.

Após os 64 anos, o exame é dispensado se a mulher acumular pelo menos dois exames negativos no intervalo de um a três anos.

HIV e Sífilis 

As UBSs farão ainda o teste rápido para o HIV, o vírus causador da Aids, diagnóstico das sífilis e hepatites B e C. Ao realizar os testes o público terá o resultado do exame no mesmo dia.

Atualização de vacina 

Mais uma ação do Outubro Rosa está relacionada à atualização de vacina. Diariamente, as unidades de saúde (entre 8h e 10h e 13h e 15h) oferecem a vacina da tríplice viral, que protege contra a rubéola, caxumba e sarampo. A dose, para todas as idades, é única e contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida.

As adolescentes poderão ser vacinados com a vacina HPV, responsável por agir contra o vírus de alta contagiosidade provocado, muitas vezes, pela relação sexual. Esse é um dos principais e não o único meio de transmissão.  

Como forma de homenagear a data, todas as UBSs foram decoradas em alusão ao Outubro Rosa.  


Fonte:

Deixe seu comentário