Portal da Cidade Mogi Mirim

MELHORIAS

Base do novo reservatório no Paraíso da Cachoeira já está na segunda etapa

Uma estrutura de 80 mil litros será substituída por outra de 200 mil litros de água

Publicado em 18/11/2020 às 22:00

Uma estrutura de 80 mil litros será substituída por outra de 200 mil litros de água

A obra da base do reservatório que será instalado no Paraíso da Cachoeira já teve a primeira etapa concluída com a implantação das estacas raiz, ingredientes que formam a fundação da estrutura. Com o uso de uma perfuratriz, a empresa Impermaxx Impermeabilização, responsável pelo serviço, implantou 13 estacas raiz, com diâmetros de 20 centímetros e profundidade de 8,50 metros. 

No local da obra, será feita a troca do reservatório de distribuição de água, necessária para a melhoria no abastecimento do bairro. Uma estrutura de 80 mil litros será substituída por outra de 200 mil litros de água. Para isso, é necessária uma base de concreto armado condizente com o reservatório que será instalado. Em formato circular, o reservatório tem 13,60 metros de altura e 4,42 metros de diâmetro

A base será dotada de um sistema de fundação composto por um bloco quadrado sobre estacas, totalmente constituído em concreto armado, instalado sobre superfície regularizada com lastro de cinco centímetros de concreto magro.

A primeira atividade da empresa foi a preparação do terreno, com a limpeza da área, a implantação de gabarito - cercado de madeira para auxiliar na marcação de onde será executada a base de concreto – e a demarcação no solo onde seria feita a perfuração das estacas raiz.

Em seguida, foram realizadas as perfurações rotativas com ar comprimido, por meio de um tubo metálico que garante a estabilidade do furo. Atingida a profundidade projetada, os operários colocaram a armadura de ferro para o posterior preenchimento com argamassa.

Com o procedimento concluído, a Impermaxx já iniciou a implantação da estrutura em ferro e o contorno da área em forma de madeira para a posterior aplicação do concreto armado e o lastro para nivelamento da superfície. Quando estiver pronta, a base terá 5,60 metros de largura lateral e 90 centímetros de altura, sendo 20 centímetros aterrado e 70 centímetros aparente, acima da superfície.

Ao concluir a base, a Impermaxx fará a instalação do reservatório, que já se encontra no local, com a utilização de um guindaste realizando a verticalização e posicionamento da estrutura, garantindo que não ocorra quaisquer danos, inclusive, com o uso de chumbadores. O reservatório também será pintado e ter a identificação com o logo do SAAE.

Por fim, a área onde será instalado o reservatório deverá ser fechado com gradil, tendo concertinas de segurança. O prazo de execução da obra é de dois meses e o valor do contrato é de R$ 222.094,55. Vale informar que o reservatório usado atualmente no bairro será retirado juntamente com sua base.


Fonte:

Deixe seu comentário