Portal da Cidade Mogi Mirim

ESPAÇO

Projeto de construção de arena multiuso de R$ 16,5 milhões é apresentado

Prédio público ocupará área de 13,2 mil metros quadrados, com uma quadra poliesportiva com dimensões para receber eventos oficiais

Publicado em 06/03/2023 às 07:22

Prédio público ocupará área de 13,2 mil metros quadrados, com uma quadra poliesportiva com dimensões para receber eventos oficiais (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Mogi Mirim apresentou nesta quinta-feira (2), o projeto da Arena Multiuso para a área do antigo kartódromo do complexo esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés. O espaço é originalmente destinado ao Esporte, mas também pode ser usado para a cultura.

O prédio público ocupará área de 13,2 mil metros quadrados, com uma quadra poliesportiva com dimensões para receber eventos oficiais e área coberta de 6.220m²; arquibancada para 2.622 assentos; cinco salas multiuso para aulas, por exemplo, de artes marciais, dança, etc.; quatro vestiários para usuários, sendo dois preparados para jogos paralímpicos e mais dois vestiários para arbitragem; sanitários para o público, previsto em 72 unidades; saguão de entrada com 865m² para multiuso; piso superior com 395m² para instalação da Secretaria de Esporte e estacionamento para quatro ônibus e 200 veículos.

O projeto em seu âmbito esportivo contemplará modalidades como futsal, voleibol, handebol, basquete, tênis de mesa, judô, karatê, taekwondo, boxe, ginástica rítmica, entre outras.

Além de treinos, que podem ir da iniciação ao alto rendimento, passando pela oferta para pessoas com deficiência e membros da melhor idade, também serão promovidas competições, com condições para suportar eventos regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

A arena multiuso ainda comportará um auditório com capacidade para 150 pessoas podendo receber palestras, workshops, apresentações, congressos, simpósios, cursos de capacitação, etc.

A previsão é de investimento de R$ 16,5 milhões através do Finisa 7 (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), programa da Caixa Econômica Federal voltado ao Setor Público e destinado a municípios, estado e ao Governo Federal.

Um projeto de lei neste sentido foi encaminhado à Câmara Municipal e será apreciado nas próximas semanas para que seja votada a aprovação do empréstimo junto à Caixa. O valor está incluso em um pacote que atenderá demandas de outras áreas e o próprio investimento na Arena Multiuso já irá gerar benefícios como obras que culminarão em solução para os problemas de alagamentos e enchentes vividos na Zona Sul.

“A capacidade da Prefeitura de contrair empréstimos e de pagamento é enorme. E, ciente desta capacidade, não tive dúvidas em orientar os secretários para que investirmos em Esporte e na Cultura”, destacou o prefeito Paulo Silva.

“É a nossa obrigação investir em Saúde e, pelos números, estamos indo além do que a legislação exige. Mas também é obrigação do Poder Público investir nas mais diferentes áreas e, investir em Esporte, é investir no futuro. Inclusive em saúde, mas também em segurança pública, em educação, no desenvolvimento social da nossa gente”, ponderou o prefeito.

O secretário de Esporte, Wilians Mendes, destacou que a Arena Multiuso garantirá à atual e às futuras gerações, um local que vai muito além do lazer, com a infraestrutura adequada, além de segurança, conforto, qualidade de vida.

“A Arena Multiuso possibilitará a ampliação do número de jovens inseridos em projetos esportivos, sociais e inclusivos, utilizando de todos os recursos pedagógicos que o esporte oferece, como disciplina, trabalho em equipe, respeito aos adversários e ao próximo como um todo, entre outros”.

Um dos pontos destacados pelo secretário é a situação defasada dos atuais espaços esportivos oferecidos à população. Os ginásios que, pelas definições de hoje, se adequam mais a “quadras cobertas”, são antigos, como o Tucurão, que é de 1983 e o da Vila Dias, também da década de 80. “Esta defasagem impede, por exemplo, uma melhor acessibilidade e oferta de ações para pessoas com deficiência. E, entre os incontáveis benefícios da Arena Multiuso, uma será esta: promover inclusão”, completou.


Fonte:

Deixe seu comentário