Portal da Cidade Mogi Mirim

TALENTO PURO

Mogimiriano de apenas 10 anos é sensação do kart paulista

Vinny Duzzi corre desde antes dos sete anos e diz que um dia vai chegar à Fórmula 1

Publicado em 20/05/2022 às 21:38

Mesmo passados 28 anos da morte o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, o fascínio das novas gerações pelo ídolo parece que permanece inalterado. Foi essa paixão pelo piloto e pela velocidade que levou um menino mogimiriano, de apenas 10 anos, Vinícius Duzzi, ou simplesmente Vinny, a adotar o Kart como esporte.

E o talento do moleque já desperta a atenção de observadores do automobilismo. Atualmente, Vinny disputa o V11 Aldeia Cup, em Barueri, uma das maiores competições do kartismo paulista e brasileiro. Nesse campeonato, na categoria Cadete Rookie, ele já disputou três de quatro corridas da temporada e, mesmo não tendo um equipamento de ponta, venceu uma etapa e foi pole position em outra.

Só não ganhou mais corridas por que foi desclassificado em virtude de uma não conformidade no eixo traseiro de seu kart. Os pais de Vinny, Leandro e Daiane Duzzi são seus maiores incentivadores e admitem que, apesar do alto custo e do sacrifício, vale a pena investir no sonho do filho.

Vinny teve seu primeiro contato com o mundo da velocidade em 2017, quando a Stock Car fez uma exposição no Centro Cultura de Mogi Mirim. O menino foi ao evento e chamou a atenção de alguns pilotos pelo conhecimento sobre a modalidade e pela simpatia. Ele acabou ganhando uma vaga no curso “Senninha” de pilotagem.

Depois ele foi convidado para correr pela equipe de kart do piloto de Stock, Tuca Rocha, que, infelizmente, acabou morrendo em um desastre aéreo. Mesmo assim, Vinny não desanimou. Em 2020 participou de duas etapas do Campeonato Indoor em Nova Odessa e venceu as duas corridas.

Tudo caminhava para uma temporada maravilhosa, até que a pandemia de Covid-19 forçou a uma nova parada. Para não perder a pegada, o garoto treinou em simuladores. Agora em 2022, Vinny parece ter acertado a mão. Mesmo com um carro modelo 2006, ele chamou a atenção da equipe ZR Kart Competições onde faz uma brilhante temporada.

No próximo dia 12 de junho, o mogimiriano volta às pistas em mais uma etapa do V11 Aldeia Cup. “Estou muito focado e vou acelerar forte” diz o fã de Senna e do piloto holandês Max Verstappen. Menino inteligente e comunicativo, Vinny não se faz de rogado quando indagado sobre seu maior objetivo. “Quero chegar a Fórmula 1, mesmo passando por todas as etapas. Essa é minha meta de vida”, responde.

TREINOS

Para isso, treina muito em simuladores e na academia Pilotech de São Paulo, especializada em condicionamento físico-psicológico de pilotos, inclusive com personal trainer. “Lá, todos os exercícios são para estimular os reflexos e o condicionamento dos pilotos”, atesta Leandro Duzzy.

Na terça-feira passada (dia 17), Vinny também teve o privilégio de andar de kart na Granja Viana, na companhia de dois grandes pilotos da Stock Car, Ricardo Maurício e Daniel Serra. Depois, o menino concedeu uma entrevista à TV Bandeirantes.

Nessa conversa com a reportagem do Portal da Cidade, o jovem piloto, mostrou, com muito orgulho, os troféus e medalhas já conquistadas. Mas para quem acha que ele faz questão de exibi-los nas paredes do quarto dele, se engana.

Nas prateleiras, sob a cama de Vinny, repousa uma coleção com centenas de carrinhos de metal, o que explica, em partes, sua paixão por automobilismo. Estudante exemplar do 5º ano da escola de ensino fundamental “Nelson Neves de Souza”, na Vila Dias, Vinny já ganhou até uma logomarca na equipe de kart; um “zangão”.

Não que seja mal-humorado, mas, sim, pela sua contundência e audácia na sua forme de pilotar. Também traz, no macacão e no kart, o número 25, que é seu amuleto da sorte. Mais recentemente, pilotos mais experientes também o presentearam com um par de luvas e uma sapatilha de corrida.

Os pais, que são comerciantes, bancam parte da carreira do filho, que tem um alto custo. São pelo menos duas a três viagens por mês à Barueri. As outras despesas, como manutenção do kart é por conta da equipe. “Estamos atrás de patrocinadores que possa nos ajudar. Não importa o valor, tudo ajuda”, diz a mãe. Os pais do garoto disponibilizaram o telefone 99517-3469 para quem quiser contribuir. Vale a pena, pois o menino é, realmente, uma fera!!!


Fonte:

Deixe seu comentário