Portal da Cidade Mogi Mirim

Comunicado

SAAE divulga nota e explica porque a água está chegando com coloração

Segundo autarquia, o amarelado da água é manganês, um mineral que acabou sendo captado por conta da falta de chuva, mas não traz prejuízos à saúde

Publicado em 01/10/2021 às 14:36
Atualizado em

(Foto: Internet)

Em nota, divulgada pela rede social, o SAAE (erviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim esclarece porque a água está chegando às torneiras com coloração.

O comunicado é feito em virtude das reclamações.

Segundo o SAAE, devido ao longo período de estiagem, a qualidade da água bruta sofre muitas alterações, dentre elas, o aumento da concentração de ferro e manganês.

"Como a Estação de Tratamento de Água (ETA) vem operando com uma vazão acima da sua capacidade, para suprir a demanda do município e evitar o desabastecimento, esta alta concentração de ferro e manganês prejudica as etapas do tratamento, ocorrendo uma reação química no momento da correção do pH, resultando partículas insolúveis em água, por isso o registro de colorações como amarelo claro, laranja tijolo, marrom avermelhado, etc", detalhada a nota.

Esse processo de alteração na coloração pode levar até 48 horas para ser concluído, ou seja, ocorre quando a água já está nas redes de abastecimento, principalmente nos pontos em que a velocidade da água é baixa.

O SAAE ressalta que isso não causa nenhum prejuízo à saúde. "A água que chega, mesmo com um tom amarelado, que pode causar estranheza, continua potável e própria para o consumo, tendo apenas essa característica estética", diz o comunicado.

A maneira mais eficiente de resolver o problema é reduzir a vazão de água que está sendo tratada hoje. Assim, a Autarquia afirma que analisa quais os impactos que essa ação ocasionará aos munícipes e planejando como praticá-las.

Fonte:

Deixe seu comentário