Portal da Cidade Mogi Mirim

Capacitação

Prefeitura capacita servidores para socorrer crianças em casos de engasgamento

Cerca de 300 funcionários da rede municipal de ensino de Mogi Mirim foram treinados pelo Corpo de Bombeiros em técnicas de desengasgo e primeiros socorros,

Publicado em 09/05/2024 às 12:22

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade Mogi Mirim)

A Prefeitura de Mogi Mirim, através da Secretaria de Educação, promoveu uma importante capacitação nesta segunda-feira (6), com o objetivo de preparar os servidores da rede municipal de ensino para situações de emergência, especialmente casos de engasgamento em crianças.

O treinamento, realizado no Cemmae (Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado) "Rachel Ramazzini Mariotoni", contou com a participação de aproximadamente 300 funcionários, entre merendeiras, cozinheiras, serventes, serviços gerais, inspetores, monitores e assistentes de creche.

O curso foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros, que dividiu os participantes em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. A iniciativa foi motivada devido ao trágico incidente ocorrido no mês passado, envolvendo um aluno de 7 anos do Sesi de Mogi Guaçu, que veio a óbito após engasgar-se durante o intervalo escolar.

Durante a capacitação, os bombeiros instruíram os servidores em técnicas de desengasgo adequadas para todas as faixas etárias, desde bebês até idosos. “Nós orientamos a prevenção, e remediação em situações como acidentes domésticos, acidentes automobilísticos, convulsão, desmaio, AVC, quedas, explosão, queimaduras, afogamentos, ferimentos por armas, hemorragias, e reanimação cardiorrespiratória e desengasgo adulto e bebê principalmente”, afirmou o bombeiro Marcos Vinícius de Oliveira.

Os participantes também receberam orientações sobre primeiros socorros em diversas situações, como atropelamentos, capotamentos, ferimentos com armas, afogamentos, explosões, queimaduras, quedas, convulsões, desmaios e hemorragias. Adicionalmente, foram ensinadas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para casos de pessoas inconscientes.

O bombeiro Marcos, destacou a importância da capacitação, ressaltando que muitas crianças estão sob os cuidados da rede municipal de ensino. “O intuito é que as pessoas estejam preparadas para agir tanto como acionar os recursos de emergência e prevenir agravos e sequelas do sinistro”.

Essa iniciativa prepara os servidores para agir rapidamente em situações de emergência e também garante a segurança e o bem-estar dos alunos durante sua permanência na escola.

Fonte:

Deixe seu comentário