Portal da Cidade Mogi Mirim

Serviço público

Paulo Silva descarta instalação do Poupatempo na Brinquedoteca central

O prefeito não confirmou, mas segundo a reportagem apurou há possibilidade de o serviço público ser instalado no Espaço Cidadão, na Central de Serviços

Publicado em 10/06/2021 às 03:20

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade)

Na manhã desta quinta-feira (10) o prefeito Paulo Silva (PDT) informou à reportagem do Portal da Cidade de Mogi Mirim que está descartada a possibilidade da instalação da futura unidade do Poupatempo, no espaço onde hoje funciona a Brinquedoteca Municipal, à rua Coronel Guedes, no centro da cidade.

"Com certeza não será na atual Brinquedoteca, pois não atende diretrizes do Estado", disse o prefeito.

Segundo ele, o local anda não está definido porque depende de atendimento às diretrizes do Governo. "Já estamos em contato com a Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo) para juntos escolhermos o melhor espaço. Já sabemos que o imóvel precisa ter pelo menos 300 metros quadrados, ar-condicionado e estacionamento gratuito", contou Paulo Silva.

As novas unidades são criadas por meio de convênio entre Estado e Prefeituras, cabendo aos municípios a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços das Prefeituras nos canais digitais do Poupatempo.

A reportagem do Portal Cidade apurou que há estudos intensificados para a instalação no Espaço Cidadão, na Central de Serviços Públicos, pois além de ter espaço para estacionamento, também fica próximo ao Gabinete do Prefeito.

Mas o chefe do executivo ainda não confirmou.

Há algumas semanas, Mogi Mirim, foi beneficiada com o anúncio da vinda do Poupatempo, cujas novas unidades do Poupatempo integram o plano de expansão anunciado em 2020. Com postos mais compactos, o Governo de São Paulo amplia a capilaridade do programa para mais municípios, o que evita o deslocamento da população até cidades maiores.

Desde então, há especulações sobre onde deverá funcionar na cidade mogimiriana. O assunto Brinquedoteca surgiu porque, simultâneamente, a Secretaria de Educação anunciou descentralização da Brinquedoteca nos bairros da cidade. Veja mais: Com a chegada do Poupatempo, Brinquedoteca itinerante é anunciada

O assunto  então vem gerando debates nos bastidores, principalmente entre os vereadores da Câmara Municipal, já que a maioria tem se posicionado contrário ao fechamento da Brinquedoteca do centro, e o fim de um dispositivo educacional importante para os estudantes. Inclusive, há duas semanas, na sessão de Câmara, o líder do prefeito, Dirceu Paulino (SD) também apresentou sua manifestação contrária.

Nas últimas semanas, também surgiram informações de que o Poupatempo poderia ficar no prédio onde funcionava a então agência bancária, Nossa Caixa Nosso Banco.

Mas, nesse caso, a Prefeitura teria que desembolsar o valor do aluguel que iria contrário ao plano da atual gestão de diminuir esse tipo de despesa e, considerando, a explicação do prefeito à reportagem, o imóvel também não seria viável porque esbarra no quesito: estacionamento gratuito, pois naquela região da cidade, não tem. 

SOBRE O POUPATEMPO

Mais moderno e inteligente, o Poupatempo contará com um modelo inovador, por meio do sistema Balcão Único, com atendentes multitarefas e ampla oferta de serviços eletrônicos. A estrutura já foi testada e aprovada pela população nas unidades-piloto dos municípios de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto.

“O Poupatempo é o programa público mais bem avaliado do Brasil, mais moderno e funcional, que vai adotar o novo modelo de operação integrado ao Detran e também com mais serviços incorporados”, declara o Governador João Doria. 

O Poupatempo possui atualmente 82 postos, com 16 deles em funcionamento na região de Campinas. Das 46 futuras unidades anunciadas recentemente pelo Governo de São Paulo, 13 serão em cidades no entorno de Campinas.

Desde o início da atual gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente são 137 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br , aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário