Portal da Cidade Mogi Mirim

CULTURA

Bienal Literária de Mogi Mirim terá Paula Pimenta e Sergio Vaz

Evento gratuito acontece entre 21 e 24 de maio com escritores, oficinas, debates e atrações culturais no Centro Cultural

Publicado em 08/05/2026 às 06:03

(Foto: internet)

A primeira edição da BLIMM (Bienal Literária de Mogi Mirim) ‘Joaquim Firmino de Araújo Cunha’ será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, no complexo do Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva” e na Praça 250 anos. A programação gratuita reunirá escritores renomados, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e atividades voltadas ao incentivo à leitura.


Entre os principais nomes confirmados estão a escritora Paula Pimenta, autora da série “Fazendo Meu Filme”, o rapper e poeta Renan Inquérito e o escritor Sergio Vaz, conhecido por projetos de incentivo à literatura em escolas públicas.


A abertura do evento acontece no dia 21 de maio, às 19h30, com a apresentação “Parada Poética”, de Renan Inquérito, que mistura rap, poesia e literatura em uma intervenção artística voltada principalmente ao público jovem.


No dia 22, também às 19h30, Paula Pimenta participa de um painel literário. A autora é um dos principais nomes da literatura juvenil brasileira e possui obras publicadas em diversos países, como Portugal, Espanha e Itália. Já no dia 23, no mesmo horário, Sergio Vaz comanda um encontro literário com debates sobre leitura, cidadania e transformação social.


Além das atrações principais, mais de 80 escritores nacionais participarão da Bienal com exposição e venda de livros de diferentes gêneros. O evento também contará com a presença da editora da Unicamp, da Feira Popular do Livro, da editora QLetra e do Senac de Mogi Guaçu, que promoverá um estande de troca de livros.


A programação inclui ainda contação de histórias, oficinas gratuitas, piquenique literário, biblioteca itinerante e luaus literários. As atividades ocorrerão diariamente das 9h às 21h, com entrada gratuita e acessibilidade garantida ao público.


Criada por lei municipal e inserida no calendário oficial da cidade, a BLIMM nasce com a proposta de se tornar uma política pública permanente de incentivo à leitura e valorização da cultura local. O evento homenageia Joaquim Firmino de Araújo Cunha, figura histórica ligada à luta abolicionista em Mogi Mirim.


Segundo a organização, a expectativa é consolidar a Bienal como um espaço permanente de encontro entre literatura, educação e comunidade, fortalecendo a identidade cultural do município e incentivando a formação de novos leitores.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp