Cidade
Saae inicia obras para reforçar segurança do Reservatório Arthur de Azevedo
Melhorias incluem preparação para instalação de gerador, novo muro e intervenções para reduzir riscos de interrupção no abastecimento.
Publicado em 23/07/2026 às 06:59
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Mogi Mirim iniciou neste mês as obras de modernização do Reservatório "Arthur de Azevedo", localizado no Jardim Paulista. As intervenções têm como objetivo aumentar a segurança da estrutura, preservar o patrimônio público e reduzir os riscos de interrupções no abastecimento de água causadas por quedas de energia e furtos de equipamentos.
A execução dos serviços ficará a cargo da empresa 2P2L Engenharia Ltda., vencedora da licitação. A previsão é que as obras sejam concluídas em aproximadamente três meses, conforme o cronograma estabelecido pelo Saae.
Entre as principais melhorias está a preparação da infraestrutura para a futura instalação de um gerador de energia. Nesta etapa, serão construídas a base de concreto para o equipamento e realizadas adequações na casa de máquinas. Após a conclusão dessas obras, o gerador será adquirido e instalado por meio de um processo de contratação específico que já está em andamento.
Quando entrar em operação, o gerador permitirá que o sistema de bombeamento continue funcionando mesmo durante interrupções no fornecimento de energia da Neoenergia Elektro, reduzindo o risco de desabastecimento para a população atendida pelo reservatório.
As obras também incluem a construção de um muro perimetral em alvenaria estrutural, com cerca de 3,20 metros de altura e instalação de concertina. A medida busca dificultar invasões e combater casos de vandalismo e furtos de cabos elétricos, lâmpadas, alambrados e outros equipamentos que comprometem o funcionamento do sistema e geram prejuízos aos cofres públicos.
Além do reforço na segurança, o reservatório receberá pavimentação com piso intertravado nas áreas internas para facilitar o acesso das equipes de operação e manutenção. Na parte externa, será construída uma nova calçada dentro das normas de acessibilidade, proporcionando mais segurança aos pedestres. O projeto prevê ainda limpeza geral, pintura das instalações e outros serviços de conservação do espaço.
O que muda para a população
Embora as intervenções não ampliem diretamente a capacidade de armazenamento de água, elas tornam o sistema mais confiável. Com maior proteção contra furtos e uma estrutura preparada para operar mesmo em casos de falta de energia, o reservatório passa a oferecer mais segurança operacional, reduzindo a possibilidade de interrupções no abastecimento dos bairros atendidos.
Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim
Notícias relacionadas
PAT de Mogi Guaçu tem 139 vagas de emprego disponíveis; confira a lista
27/07/2026 às 08:56
PAT de Mogi Mirim tem 90 vagas de emprego disponíveis; confira a lista
27/07/2026 às 08:52
Mogi Mirim terá semana de sol e temperaturas podem chegar aos 30°C
27/07/2026 às 08:43
Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 78 milhões
27/07/2026 às 07:06
Bombeiros treinam profissionais da educação para emergências no ambiente escolar
24/07/2026 às 17:35
Paulo França reforça trabalho de cuidado e acolhimento aos animais em Mogi Mirim
23/07/2026 às 14:22