Portal da Cidade Mogi Mirim

CONTRA A RAIVA

Zoonoses vai vacinar, gratuitamente, cães e gatos no dia 25 de março

Serão imunizados animais acima de quatro meses de vida e que não estejam prenhes

Publicado em 17/03/2023 às 18:26

(Foto: Ilustração)

No próximo sábado (25), a UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde), estará realizando mais um esforço concentrado para a vacinação antirrábica em Mogi Mirim. A prioridade serão cães e gatos acima de quatro meses de vida e que não estejam prenhes. 

O médico veterinário Rogério Marcos Garros, coordenador da Vigilância Ambiental e Zoonoses explica que a vacinação rotineira ocorre diariamente. Porém, em pelo menos um sábado do mês, a UVZ realiza um esforço extra de imunização para atender, principalmente, os donos de pets que não podem trazer seus animais durante os dias úteis.

A vacinação ocorre das 8h00 às 12h00, mas é preciso agendar a aplicação da dose de antirrábica pelo telefone 3862-4382. Também é preciso levar a carteira de vacinação do cão ou do gato. Outras dicas são de levar cães na coleira ou guia e usar focinheira nos animais considerados bravos. Já os gatos devem ser transportados em gaiolas. 

A UVZ fica à rua Ariovaldo Silveira Franco, 190, no bairro do Mirante, mas deve ser acessada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cujo portão é na rua Joaquim Dias Guerreiro, 111, no Jardim Panorama (Zona Leste). Segundo dados da UVZ, do início de março até agora foram imunizados 30 animais. Porém, para este sábado, são esperados 

em torno de 40 pets. 

QUEM AMA, VACINA

Embora o último caso de raiva em humanos em São Paulo tenha sido registrado há mais de 20 anos, o veterinário explica que a doença é 100% fatal em humanos. Para Rogério, quem ama seu cão ou gato, não deve deixar de vaciná-lo contra a raiva, doença que embora tenha sido controlada no Brasil, ainda espreita os pets e pode levá-los à morte. 

“Não é porque não registramos casos que a raiva desapareceu. Os morcegos e outros animais silvestres estão por aí, transmitindo a doença aos animais domésticos. Por isso, temos que estar sempre alertas”, aconselha. Por último, ele reforça que a UVZ tem um estoque de vacina antirrábica suficiente para atender a demanda da cidade, mas é imprescindível que o dono do animal agente a imunização pelo telefone 3862-4382.

Fonte:

Deixe seu comentário