Portal da Cidade Mogi Mirim

DOENÇA FATAL

Zoonose está vacinando cães e gatos contra à raiva

Para imunizar seu pet, basta agendar o dia e horário da vacinação pelo telefone 3862-4382

Publicado em 15/02/2023 às 13:08

(Foto: Divulgação Prefeitura)

Se você ama seu cão ou gato, não deve deixar de vaciná-lo contra a raiva, doença que embora tenha sido controlada no Brasil, ainda espreita os pets e pode levá-los à morte. Para evitar que isso aconteça, a, Secretaria de Saúde, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses), mantém um esquema de vacinação antirrábica, todos os dias da semana, das 8hh às 11h00 e das 13h00 às 16h00.

Para agendar a vacinação é simples. Basta ligar para o telefone 3862-4382. Não precisa levar qualquer documento e os tutores dos pets receberão um comprovante de imunização. Porém, para aqueles que gostam de comprovar tudo, a UVZ também fornecerá comprovante para atualização da carteirinha de vacinação do animal. 

Segundo o coordenador da UVZ, o médico veterinário Rogério Marcos Garros, a unidade também vai abrir um sábado a cada mês, para vacinar os animais de pessoas que não podem comparecer ao local durante os dias úteis. “Agora não há desculpe. Dono responsável e amoroso, mantém seu animal de estimação protegido com a antirrábica”, reforça.

O próximo sábado de vacinação será no dia 25 de fevereiro, logo após o Carnaval. A UVZ fica à rua Ariovaldo Silveira Franco, 190, no bairro do Mirante, mas deve ser acessada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cujo portão é na rua Joaquim Dias Guerreiro, 111, no Jardim Panorama (Zona Leste). 

Rogério explica que desde 2020 não há mais campanha contra a raiva em âmbitos municipal, estadual ou federal. “Isso porque, o último caso de raiva em ser humano em São Paulo foi registrado 20 anos atrás”, observou. No entanto, ele faz questão de frisar que a raiva existe, através de morcegos e outros animais silvestres e, portanto, manter o pet imunizado é importantíssimo.

“A raiva, quando passada do cão ou gato para ser humano é 100% fatal. A pessoa vai morrer em um curto espaço de tempo”, alerta. Ele lamenta que os donos de animais domésticos não levem tão a sério essa ameaça. “Não é porque não há mais campanha que o problema desapareceu”, completou.

Rogério disse ainda que seu objetivo é conscientizar o maior número de pessoas para que protejam seus cães e gatos, apontando que a UVZ tem um estoque de vacina antirrábica suficiente para atender a demanda da cidade. “Só é preciso ligar para o telefone 3862-4382 e agendar um dia e horário que melhor lhe convir”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário