Portal da Cidade Mogi Mirim

Saúde

Vigilância Ambiental realiza captura de escorpiões no Cemitério Municipal

Os servidores estarão com uniforme apropriado para o serviço, como botas de borracha, luvas de couro, pinças de 30 centímetros e lanterna

Publicado em 04/10/2020 às 23:22
Atualizado em

(Foto: Internet)

A Secretaria de Saúde promove a partir de segunda-feira (5) uma nova etapa do trabalho de captura de escorpiões em Mogi Mirim. A ação será realizada no Cemitério Municipal, na zona Norte, que concentra quantidade do animal terrestre. A ação, sob responsabilidade de profissionais da Vigilância Ambiental, acontece também na terça (6) e quarta-feira (7), sempre a partir das 19h.

Os servidores municipais estarão munidos de uniforme apropriado para o serviço, como botas de borracha, luvas de couro, pinças de 30 centímetros e lanternas ultravioleta, que emitem luz negra. A busca mira escorpiões da espécie Tityus serrulatos, os populares escorpiões amarelos.  

Agora, a expectativa é pela busca de um número considerável de predadores isso porque, de acordo com a Vigilância, o momento é favorável ao surgimento dos escorpiões por conta do período de reprodução e maior atividade (entre setembro e dezembro) aliado ao clima quente. Nos últimos dias, Mogi Mirim registra temperaturas entre 35ºC e 39ºC.  

Em situações onde uma quantidade excessiva do animal é encontrada, como no Cemitério, a Pasta encaminha as capturas para o Instituto Butantã, em São Paulo, para auxiliar no preparo do soro antiescorpiônico. Em média, os predadores podem variar entre cinco a 10 centímetros de comprimento.   

O soro, em Mogi Mirim, pode ser encontrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste. A recomendação da Secretaria de Saúde é que caso algum munícipe sofra picada de escorpião procure o mais rápido possível atendimento médico na unidade.  

Dicas 

Os efeitos da picada de escorpião variam de pessoa para pessoa, com reações desde pequenas dores até problemas respiratórios e cardíacos. Medidas simples como instalar telas nos ralos, quintais e soleiras na porta colaboram para evitar a invasão dos animais. 

Os escorpiões são encontrados, em demasia, em áreas verdes, parques, cemitérios, terrenos baldios, linhas de trem, em galerias de esgoto, de águas pluviais e de instalações elétricas. Locais com excesso de entulho e materiais de construção também são propícios para os predadores. Eles alimentam-se de insetos, como baratas, e de outros invertebrados. 


Fonte:

Deixe seu comentário