Portal da Cidade Mogi Mirim

Emergência

UBSs, CEM e ESF terão aparelho de desfibrilador em suas salas de emergência

O aparelho servirá para atendimentos em casos de paradas respiratórias. Funcionários e equipes das unidades receberam orientação sobre uso do desfibrilador

Publicado em 27/02/2023 às 10:07

(Foto: Divulgação Prefeitura)

(Foto: Divulgação Prefeitura)

No último dia 24, o auditório da Secretaria de Saúde, funcionários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CEM (Centro de Especialidades Médicas) e equipes das ESF (Estratégia de Saúde da Família) estiveram realizando um curso sobre o uso e funcionamento do DEA (Desfibrilador Externo Automático) que, a partir de agora, passa a fazer parte dos equipamentos presentes nas salas de emergências na rede de atenção primária.
Os enfermeiros Fabiano José de Freitas e Luís Henrique Machado, ambos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foram os instrutores especialmente convidados pela enfermeira Sônia Santos, coordenadora do NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde).
Fabiano, inclusive, é coordenador do núcleo de Educação Permanente em Urgências do Samu da Baixa Mogiana. Durante quase duas horas, ambos falaram, passo a passo, sobre quando e como deve se usar o DEA, desde a identificação de uma PCR (Parada Cardiorrespiratória) até a colocação das pás (eletrodos) no tórax do paciente para que o aparelho possa definir o melhor tratamento para o caso.
Eles chamaram a atenção dos presentes que o uso correto do DEA, de forma correta e precoce, aumenta a sobrevida do paciente em até 90%, antes dos primeiros 5 minutos de uma PCR.
Além de apresentar o aparelho, os enfermeiros também trouxeram os manequins de treinamento (adulto e bebê) para demonstrar o uso correto do DEA, além de como proceder e casos de emergência, com ênfase às reanimação cardiorrespiratória, mais conhecida pela sigla RCP.
Vale destacar que todas as UBSs, CEM e ESF vão dispor de um aparelho de DEA em suas salas de emergência. Os equipamentos foram adquiridos por emendas impositivas dos vereadores Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos) e Luiz Roberto Tavares, o Robertinho (PL) que também estiveram presentes ao evento da Secretaria de Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário