Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE MUNICIPAL

Vereador denuncia falta de insumos na saúde; Secretária acusa falta de repasses

Houve bate-boca entre Tiago Costa e servidor comissionado; Saúde apontou atrasos no fornecimento de insumos do Governo Federal

Publicado em 13/09/2021 às 15:33
Atualizado em

(Foto: Reprodução vídeo)

Na manhã desta segunda-feira (13) por meio das redes sociais, o vereador Tiago Costa (MDB) apontou a falta ou o baixo estoque de diversos insumos da área da saúde, em Mogi Mirim. Já a Secretaria de Saúde alega a falta em atrasos principalmente do Governo Federal.

Segundo informou à reportagem, durante visita ao almoxarifado da Prefeitura, que fica no prédio da Central de Serviços Públicos, o parlamentar verificou que não há agulhas adequadas para a vacinação e por isso a Saúde estaria utilizando outro tipo, há falta de esparadrapos, além de não ter as fitas de glicemia, que são usadas por pacientes diabéticos para medir a glicose.

O vereador disse que recebeu reclamações de usuários SUS e por isso foi ao local para identificar o motivo dos problemas. "Estão faltando insumos básicos na saúde, nos postos, na UPA", contou.

Durante o trabalho de fiscalização, uma servidora do almoxarifado orientava Tiago Costa, mas ele contou que foi surpreendido com a chegada de um servidor público comissionado, que ao invés de ajudá-lo no esclarecimentos das dúvidas, tentou intimidá-lo. 

Alex Sandro Silva da Costa ocupa o cargo de assessor superior da Secretaria de Tecnologia da Informação e, durante o vídeo gravado pelo vereador Tiago Costa, disse que estava no local para acompanhar a visita.

No entanto, ressaltou que não poderia responder aos questionamentos. "O senhor tem que fazer as perguntas para quem é responsável", destacou. 

Em diversos momentos, mostrados no vídeo, há um conflito verbal entre o servidor e o vereador, que é da base oposicionista ao prefeito Paulo Silva (PDT), na Câmara Municipal.

"Eu estou atrapalhando você, continue fazendo a sua fiscalização. Eu não acho nada, faça seu papel como vereador, vou ter que te ensinar isso?", disparou Alex Costa.

Tiago insistiu várias vezes para que o servidor respondesse às dúvidas sobre a saúde, mas ele informava apenas que não era proibido estar no almoxarifado, nem acompanhar o parlamentar. "Faça por escrito, é assim que funciona", disse.

"Cumpri minha função de fiscalização, mas deixo aqui minha nota de repúdio ao governo que pensa que vai me intimidar no exercício das minhas funções. Entendo que os servidores públicos, com essas atitudes, se sentem coagidos e não podem falar a verdade, com medo de retaliação", finalizou Tiago Costa. 

Sobre a falta de insumos, o vereador emedebista deverá oficiar a Secretaria de Saúde a esclarecer as dúvidas e reclamações que são feitas pela população.

OUTRO LADO

A reportagem do Portal da Cidade Mogi Mirim procurou a Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, para ter posições sobre os apontamentos do vereador.

Confira:

Refente aos insumos utilizados na rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde explicou que a Portaria GM/MS nº 3.803 de 28/12/2020 e a Deliberação CIB-25 de 23/02/2021 definem que o financiamento dos medicamentos e insumos para diabetes é de responsabilidade das três esferas de gestão: União, Estado e Município.

Para aquisição de insumos de diabetes, os valores pactuados são de R$ 0,50/hab/ano. Neste caso, a aquisição e distribuição das insulinas são de responsabilidade do governo federal. Já os Estados e Município adquirem os insumos para insulinodependentes, sendo nestes casos, as seringas, lancetas e tiras de glicemia. 

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a falta das tiras é resultado de entrega do produtor por parte do fornecedor, em decorrência da alta procura. A previsão é que os insumos sejam entregues até a próxima sexta-feira (17).

Referente à falta de outros insumos, a Secretaria de Saúde está tendo de gerir todo o orçamento, a fim de atender a demanda de materiais tanto para o tratamento de Covid-19 quanto para as demais patologias. 

E como a União e o Estado não vêm efetuando o fornecimento de insumos destinados a vacinação contra o COVID 19, como exemplo, a não entrega das seringas e agulhas para o quantitativo de vacinas que vem sendo disponibilizadas. E, para não haver paralisação nas campanhas, o município está utilizando os insumos do estoque que é padronizado para a realização de outras vacinas, bem como de outros procedimentos. A Secretaria também ressalta que o município também realizou a aquisição de 50 mil unidades de seringas e de agulhas.

Referente ao servidor, ele tem autonomia para a realização de serviços nos órgãos públicos municipais. Na oportunidade, ele estava no almoxarifado da Secretaria de Saúde e acompanhou a visita do vereador. Com isso, a partir dos questionamentos do parlamentar, ele poderia repassar as solicitações à Assessoria de Comunicação

Fonte:

Deixe seu comentário