Portal da Cidade Mogi Mirim

CORONAVÍRUS

Saúde muda forma de divulgação dos boletins sobre pandemia

A partir de agora, as informações trarão apenas os casos envolvendo funcionários de saúde e pacientes com sintomas de síndrome gripal aguda grave

Publicado em 30/03/2020 às 05:51

A partir desta segunda-feira (30), a V.S (Vigilância em Saúde) de Mogi, seguindo à determinação do Ministério de Saúde, mudará o formato de divulgação dos boletins periódicos referente ao contágio por Covid-19 (coronavírus) na cidade.

Agora, as informações trarão apenas os casos envolvendo funcionários de saúde que apresentarem sintomas do Covid-19 e pacientes diagnosticados com sintomas de síndrome gripal aguda grave. Todos esses casos constarão no quadro de notificação que a V.S divulga normalmente.

Também atendendo ao padrão do Ministério da Saúde, serão coletados os materiais e encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

As pessoas, internadas ou em isolamento domiciliar, continuarão sendo monitoradas pela equipe da Vigilância em Saúde.

No período de aguardo dos resultados do exame, os casos aparecerão dos boletins como suspeitos. Ao chegar o resultado, os dados serão informados nos quadros de caso descartado ou caso confirmado. Mogi Mirim já contabiliza um óbito em investigação. Um homem de 47 anos faleceu na quinta-feira (26) na Santa Casa.

Ele apresentava histórico de outra síndrome respiratória grave e o quadro evoluiu para o óbito. A família foi orientada sobre os procedimentos a serem adotados e está sendo acompanhada pelos órgãos de Saúde.

Porém, como este caso se enquadra nos critérios estabelecidos dos sintomas de Covid-19, ele foi incluído no quadro de suspeitos. Amostras foram colhidas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. O exame é aguardado para os próximos dias e será divulgado assim que chegar.


Fonte:

Deixe seu comentário