Portal da Cidade Mogi Mirim

FEBRE AMARELA

Saúde intensifica vacinação contra febre amarela, após alerta do Estado

Todos as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão com doses disponíveis para a população

Publicado em 15/02/2023 às 13:26
Atualizado em

(Foto: Divulgação Prefeitura)

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou alertas sobre a febre amarela, após um caso ser registrado em Vargem Grande do Sul. Trata-se de um idoso, morador da Zona Rural e que não havia sido imunizado com a vacina contra essa grave doença. 

Embora não faça divisa com Vargem Grande, a distância em linha reta de Mogi Mirim com aquele município é de apenas 66 Km. Por isso, a secretaria Municipal da Saúde está intensificando as ações contra a febre amarela, ampliando o esquema de vacinação em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), principalmente nos postinhos da Zona Rural. 

A vacinação ocorrerá das 8h00 às 16h00, diariamente, sem intervalo para o almoço e é destinada a todas as pessoas, a partir dos nove meses de idade. Segundo a enfermeira Daniela Cristina Berg, coordenadora da VE (Vigilância Epidemiológica) do Município, todas as UBSs já foram comunicadas sobre esse procedimento e já estão preparadas para atender às recomendações da Secretaria de Estado da Saúde.

Ela também faz um apelo à população que ainda não foi vacinada, especialmente os moradores da Zona Rural ou que vivem próximos a regiões de mata, que procurem, imediatamente, a unidade mais próxima de suas casas para serem imunizados contra essa grave doença. A febre amarela pode levar à morte em 50% dos casos mais graves. 

A vacinação será realizada diariamente durante todo o período de funcionamento da sala de vacina das UBSs e ESF (Estratégia de Saúde da Família). A Secretaria da Saúde, por sua vez, garante que há quantidade suficiente para abertura diária de frasco a qualquer momento, não perdendo a oportunidade de imunizar. 


AGENTES DE SAÚDE

Paralelamente, os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) e ACEs (Agentes de Combate a Endemias), durante as visitas domiciliares, também divulgarão, por meio de um folder, os alertas para a doença, além de reforçar a importância da vacinação.

A febre amarela é causada por um vírus, do gênero flavivírus e é transmitido por mosquito haemagogus, além do Aedes, responsável também por transmitir a Zika, Dengue e chikungunya. Portanto, os mesmos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, como manter os quintais limpos, eliminar objetos ou locais que acumulem água, dentre outras medidas, também são válidas para a febre amarela.

Fonte:

Deixe seu comentário