Portal da Cidade Mogi Mirim

Debates

Saúde de Mogi Mirim em discussão com usuários: Começam pré-conferências nas UBSs

Esse evento faz parte de outras 12 reuniões que irão acontecer até o dia 17 deste mês, em toda a cidade

Publicado em 07/02/2023 às 14:01

(Foto: Divulgação Prefeitura)

Na tarde de segunda-feira (6), aconteceu a primeira pré-conferência de Saúde na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Santa Cruz. Esse evento faz parte de outras 12 reuniões que irão acontecer até o dia 17 deste mês, em toda a cidade, antes da 9ª Conferência Municipal da Saúde, a ser realizada no dia 1º de março, no teatro do Centro Cultural. 

A conferência ocorre a cada quatro anos e são esperados mais de 200 participantes. Já nesse primeiro encontro, participaram representantes do CMS (Conselho Municipal de Saúde), médicos, enfermeiras, demais funcionários da UBS, além de usuários do sistema. 

Segundo a enfermeira Audirene Prazeres de Lima, também foram escolhidos os dois delegados dessa unidade que vão representá-la na Conferência Municipal. Pelos servidores da UBS foi eleita Graziela Rodrigues Cesário e pelos usuários, a escolhida foi Zuleide Soares da Silva. 

Durante o encontro, que durou mais de duas horas, também foram debatidos os três eixos da conferência, que são o resgate da 8ª Conferência Municipal de Saúde, com a retomada de temas abordados em 2019, o controle social do SUS (Sistema Único de Saúde) e princípios e diretrizes do SUS.

Os participantes ainda escolheram duas propostas por eixo que serão apresentadas durante a Conferência. Posteriormente, os delegados irão selecionar as principais. De acordo com Audirene, um dos temas escolhidos propostos pelos participantes da UBS Santa Cruz foi o planejamento e diagnóstico do território abrangido por essa unidade de Saúde, assim como o perfil dos usuários. 

“Em resumo, estamos propondo uma revisão de territorialidade de nossa UBS, com a inclusão de mais equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família)”, explicou. Ela disse que na pré-conferência, todos admitem que a UBS da Santa Cruz, que também abrange uma grande área rural, precisa ser repensada para melhorar ainda mais os serviços prestados à população.

O presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde), João Olegário Siqueira, que também esteve presente na reunião, aprovou a primeira pré-conferência. Ele só lamentou a baixa adesão dos usuários, fato também notado por Audirene. 

“A melhoria da Saúde Pública também passa pela população, especialmente os usuário do sistema”, observou ele. João e Audirene esperam que para as próximas reuniões, a participação dos usuários cresça. Veja abaixo o local, data e horário das próximas pré-conferências 

Hoje (7) – terça-feira - ESF do Parque do Estado II, às 14h00

Dia 8 – quarta-feira – ESF Noroeste, às 14h00

Dia 9 – Dia 9 – quinta-feira – ESF Albejante, às 14h00

Dia 10 – sexta-feira – EAP do Aterrado, às 14h00

Dia 13 – segunda-feira – ESF Seixas, às 14h00

Dia 14 – terça-feira – EAP Vanderlei, às 14h00

Dia 15 – quarta-feira – AEP do Maria Beatriz, às 14h00

Dia 15 – quarta-feira – EAP do Distrito de Martim Francisco, às 14h00

Dia 16 – quinta-feira – EAP – Jardim Planalto, às 14h00

Dia 16 – quinta-feira – PSF Jardim Paulista, às 14h00

Dia 17 – sexta-feira – UBS da Santa Clara, às 14h00

Dia 17 – sexta-feira – PSF Sudeste/Vergel, às 14h00

Fonte:

Deixe seu comentário