Portal da Cidade Mogi Mirim

PLANO SÃO PAULO

Reclassificação anunciada nesta sexta mantém região na fase amarela

Regiões de Marília, Sorocaba e Registro regrediram da amarela para a laranja, enquanto que Presidente Prudente evoluiu para a laranja

Publicado em 08/01/2021 às 02:10

Mapa do Estado com a nova classificação do Plano São Paulo

As cidades da região da Baixa Mogiana, como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi, se mantiveram na fase amarela do Plano São Paulo, que coordena as medidas de abertura da economia em meio à pandemia de covid-19 no Estado, segundo a nova reclassificação anunciada pelo governo no início da tarde desta sexta-feira (8). Elas fazem parte da região da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de São João da Boa Vista.

Sem a presença do governador João Doria (PSBD) na entrevista coletiva, coube ao secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciar que três regiões regrediram para a fase laranja. As regiões de Marília, Sorocaba e Registro passarão da fase amarela para a laranja, que prevê medidas mais restritivas. Já a região de Presidente Prudente, que estava na fase vermelha, progrediu para a laranja, totalizando quatro regiões nesta fase.

Na fase amarela, considerada mais controlada, com maior liberação das atividades, é permitida a abertura de shoppings, bares, comércio de rua, academias, restaurantes, concessionárias, escritórios, eventos culturais e salões de beleza, mas com limite de 40% de sua capacidade e com horário de funcionamento restrito.

Já a fase laranja, que havia sido extinta do plano de classificação e foi retomada em meio a uma reestruturação dos indicadores, é de atenção, com algumas liberações. Comércio e shoppings podem abrir, mas com ocupação limitada a 40% da capacidade e horário reduzido de oito horas seguidas; restrição de atendimento presencial até às 20h00; e bares, restaurantes e praças de alimentação não podem atender o público.

No anúncio da reclassificação, Gorinchteyn admitiu que a pandemia vem demonstrando piora no estado e culpou a irresponsabilidade de parte da população em respeitar as medidas de prevenção à contaminação do novo coronavírus, principalmente na época de festas de fim de ano.

"A pandemia infelizmente recrudesceu. Por culpa de poucos que não respeitaram normas sanitárias e orientações da Saúde. Pessoas que se aglomeraram, não usaram máscara, festejaram de forma irresponsável e colocaram familiares e amigos em risco. A maioria da população colabora para o controle da pandemia", afirmou o secretário estadual. Uma nova reclassificação do Plano São Paulo está prevista para 5 de fevereiro.


Fonte:

Deixe seu comentário