Portal da Cidade Mogi Mirim

De São Paulo

Organização social, IAFA, assume a administração da UPA da zona Leste por 2 anos

O Iafa será responsável pela manutenção do prédio da UPA, dos móveis e até equipamentos existentes no local, além de compra de insumos e medicamentos

Publicado em 03/02/2023 às 12:53

(Foto: Jornal A Comarca)

A Prefeitura de Mogi Mirim assinou, no último dia 13 de janeiro, um contrato de chamamento público com a organização social Instituto de Apoio à Família (Iafa), que, a partir de agora, passa a administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste.

Segundo o prefeito Paulo Silva e a secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, o objetivo principal dessa iniciativa é melhorar o atendimento de urgência e emergência à população mogimiriana. Outros pontos destacados por eles foi que a nova gestão da UPA viabilizará um laboratório de análises clínicas próprio e independente do Laboratório Municipal e de terceirizados.

“Os resultados serão mais rápidos, o que facilita o atendimento médico”, salientou o prefeito. “Também teremos laudo de raio-x por telemedicina, ou seja, o exame será acompanhado de um parecer de um radiologista que, por sua vez, será encaminhá-lo ao médico plantonista”, destacou Clara.

Ela também revelou que o Iafa será responsável pela manutenção do prédio da UPA, dos móveis e até equipamentos existentes no local. “Inclusive a compra de insumos e medicamentos”, acrescentou Patrícia Santon, coordenadora da Secretaria de Saúde. Outra vantagem citada pelas autoridades municipais em relação à administração do Iafa é a utilização do prontuário eletrônico, que já é padrão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Todo paciente que procurar a UPA terá seus dados clínicos à disposição dos médicos daquela unidade.

O Iafa também se comprometeu a fornecer alimentação aos pacientes e regularizar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do prédio. Logo após a assinatura do contrato, válido por dois anos, a Iafa já iniciou o processo de contratação da nova equipe que vai atuar na UPA.

Ao todo serão 67 funcionários, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, gestores administrativos, técnico de raio-x, dentre outros, além de 36 médicos e dois coordenadores médicos.

Os antigos funcionários da UPA, contratados por meio do Consórcio Intermunicipal da Saúde “8 de Abril”, que demonstraram interesse em continuar trabalhando naquela unidade, serão chamados neste final de semana para o processo de seleção, no auditório da Secretaria de Saúde. Foram mais de 600 currículos encaminhados.

EXPERIÊNCIA

O Iafa, fundado em 1994, em Osasco, na Grande São Paulo, é uma organização social de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter social. Atua na gestão da saúde pública, privada e assistência social, em UPAs, unidades de Atenção Básica de Saúde, Samu, prontos-socorros, maternidades, dentre outros estabelecimentos de saúde e assistência social.

Fonte:

Deixe seu comentário