Portal da Cidade Mogi Mirim

DENGUE

Mogi Mirim registra 108 casos de dengue; em Mogi Guaçu são 33

Os números representam um aumento de 65 casos em relação ao balanço divulgado em Mogi

Publicado em 24/01/2020 às 05:22

Balanço semanal divulgado pela Vigilância em Saúde aponta que Mogi Mirim registra 108 casos positivos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e outras 485 notificações, de 1º de janeiro até esta quinta-feira (23).  

Os números representam um aumento de 65 casos em relação ao balanço divulgado no último dia 16, quando a Vigilância em Saúde anunciou que nos primeiros 15 dias do ano, a cidade contabilizava 43 casos positivos.

Assim como na última semana, a zona Norte continua no primeiro lugar, em 2020, nas confirmações da dengue, saltando de 35 para 83. Na sequência aparece a zona Oeste, com nove casos, zona Leste com sete, Centro com quatro e a zona Sul com outros dois casos. A zona Rural, que no primeiro balanço do ano não registrava nenhum caso de dengue, agora possui três casos positivos.

FAIXAS ETÁRIAS

O balanço semanal mostra também que a faixa etária de 16 a 59 anos é a que puxa a maior faixa etária nas 108 conformações até aqui, chegando a 75 casos. São outros 21 casos positivos em pessoas a partir de 60 anos, 11 de 6 a 15 anos, e um caso de 0 a 5 anos. No total, 59 mulheres estão com dengue frente a 49 homens.

Não existem casos positivos da Chikungunya em Mogi Mirim. Em 2019, a Vigilância em Saúde registrou 72 notificações e nenhum caso positivo. Neste ano, foram duas notificações, sem nenhuma confirmação.

ZONA NORTE

No último sábado (18), a zona Norte recebeu um mutirão de combate à dengue e coleta de galhos. Equipes formadas por profissionais da Secretaria de Saúde, e demais Pastas percorreram o Jardim Bicentenário, Jardim Helena, Jardim Flamboyant, Jardim Planalto Mirim, Jardim Copacabana, Santa Clara, Parque Novacoop e o Loteamento Antonio Alves de Campos.

Na oportunidade, os mais de 100 servidores municipais visitaram 1.715 imóveis, abrangendo 68,1% dos imóveis da área. No decorrer desta semana os serviços foram intensificados na zona Norte, inclusive com a continuação da coleta de entulhos e resíduos.

Para aumentar as ações de limpeza no município, a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Municipais retomou neste início de ano o calendário de coleta de galhos e entulhos em todos as regiões da cidade, dividido em oito setores. Informações sobre o calendário estão disponíveis por meio do telefone 0800 773-2132.

EM MOGI GUAÇU

A Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quinta-feira (23) dados a respeito da dengue em Mogi Guaçu. Desde o início de janeiro foram 81 notificações com 33 casos confirmados e nove ainda aguardando os resultados.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guaçu-Mirim teve 7 casos confirmados e é a região mais afetada até aqui pela doença. O Centro de Saúde e a UBS Centro-Oeste confirmaram 4 casos cada.

Com o aumento das chuvas neste período de calor, é importante que os cuidados com potenciais acumuladores de água sejam redobrados. Mantenha seu quintal limpo e descarte o lixo corretamente, evitando assim a proliferação do mosquito e da doença.

O morador que apresentar sintomas como febre, dores musculares, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas ao longo do corpo deve procurar imediatamente o posto de saúde mais perto de sua residência para realizar o exame de sangue.

Evite se automedicar, pois pode agravar os sintomas do infectado e tornar sua recuperação complicada.


Fonte:

Deixe seu comentário