Portal da Cidade Mogi Mirim

PRÓXIMA SEMANA

Mogi Mirim participa da campanha estadual de combate à dengue

Mais de 100 agentes de saúde e de combate às endemias estão concentrados em locais onde foram achadas as larvas do Aedes

Publicado em 17/03/2023 às 18:13
Atualizado em

A Secretaria da Saúde, por intermédio da VS (Vigilância em Saúde), estará deflagrando, na próxima segunda-feira (20), a campanha “Semana Estadual de Mobilização para Combate à Dengue”, que acontece em todas as cidades paulistas.

Em Mogi Mirim, a campanha vai envolver quase 100 pessoas, principalmente ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias). Esse “exército” estará percorrendo dezenas de quarteirões de Mogi Mirim onde foram detectadas larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zica vírus e chikungunya.

Centenas de residências deverão ser visitadas e, por isso, pede-se a cooperação das pessoas para com os agentes. O objetivo principal dessa ação será conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros, acabando com locais com água parada e acúmulo de objetos que retém água da chuva.

Os alvos de orientação serão as caixas d’água sem tampa, vasos de planta, garrafas vazias, calhas entupidas, piscinas sujas, dentre outros. Paralelamente a essas visitas, os agentes também estarão percorrendo a Feira Noturna do Espaço Cidadão, na próxima quarta-feira (22), distribuindo folders educativos à população, onde também é ressaltado o combate ao mosquito.

ALUNOS

Outra ação da VS deve ocorrer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ideia é passar aos alunos da rede municipal de ensino, dicas sobre o combate à dengue, com ênfase à eliminação de criadouros nos quintais de suas casas. Outra meta é envolvê-los na orientação dos próprios pais sobre a importância dessas ações para manter a cidade livre da dengue.

Até o momento, Mogi Mirim registra apenas cinco casos positivos de dengue (uma mulher e quatro homens entre 15 e 59 anos), além de 306 notificações. Porém, em virtude das fortes chuvas e do grande volume de água trazido pelas enxurradas, as autoridades sanitárias estão em alerta para evitar um surto da doença em Mogi Mirim.

É recomendado ainda que ao sentir sintomas como febre alta, dores de cabeça, dor atrás do olho, cansaço extremo, manchas vermelhas pelo corpo e dores nas articulações, a pessoa deve procurar, imediatamente, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa ou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste. A Secretaria de Saúde e a VS garantem; sem a participação e ajuda da população, é impossível combater a dengue.

Fonte:

Deixe seu comentário