Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Já são 185 casos de dengue em Mogi Mirim neste ano

São 100 casos confirmados em mulheres e 85 em homens

Publicado em 30/01/2020 às 01:56

São 100 casos confirmados em mulheres e 85 em homens (Foto: Prefeitura de Mogi Mirim)

Balanço semanal divulgado nesta quinta-feira (30) pela Vigilância em Saúde mostra que a doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, aumentou. De 108 no dia 23 e 117 na última segunda-feira (27), os casos positivos chegam agora a 185. As notificações também cresceram, chegando a 825.  

São 100 casos confirmados em mulheres e 85 em homens. Seguindo o registrado em janeiro, a zona Norte concentra o maior número de casos positivos, com 132. As zonas Leste e Oeste aparecem em segundo, com 18, seguidas pelo Centro, com 10, a zona rural, com 4 e a zona Sul com três confirmações.

A faixa etária de 16 a 59 anos lidera o grupo entre todos os 185 casos, com 130. Logo depois surgem as pessoas acima de 60 anos (31), 6 a 15 anos (19) e 0 a 5 anos (5).

O balanço semanal mostra a evolução da dengue semana a semana ao longo de janeiro. Nos primeiros sete dias do mês, a cidade registrou 9 casos; na segunda semana, 39, na terceira, 46, na quarta 79 e nesta semana, que contabiliza casos até o próximo sábado (1º de fevereiro), 12.

Tal evolução coloca o município ainda mais em estado de alerta para uma epidemia da dengue, realidade baseada a partir de um mapeamento feito em toda a região pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Grupo de Vigilância em Saúde Regional e Vigilância em Saúde municipal.

SALAS DE HIDRATAÇÃO

Ciente do aumento de casos, a Secretaria de Saúde toma providências no que diz respeito ao atendimento à população. Nesta semana, o secretário Ederaldo Moreno anunciou a criação de duas salas de hidratação, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paulista, na zona Norte, região que concentra o maior número de casos em 2020, e no Centro de Fisioterapia Dr. Florentino José Miranda, ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Adib Chaib.

Os dois locais farão companhia a uma outra sala de hidratação montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste. Ali, o atendimento teve início na última semana.

As salas de hidratação servem para aplicação de soro endovenoso e observação constante dos pacientes pelas equipes da Secretaria de Saúde. A expectativa é de que as salas do Jardim Paulista e do Centro de Fisioterapia, em processo de estruturação, comecem a operar em fevereiro.

No caso de piora no quadro clínico do paciente, será solicitada a internação. Para isso, uma ambulância de simples remoção já está à disposição das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o transporte de pacientes com suspeita da doença até a UPA.


Fonte:

Deixe seu comentário