Portal da Cidade Mogi Mirim

MAIS UM CASO?

Homem de 55 anos, que esteve no Lavapés, morre com suspeita de febre maculosa

Funcionários dos Correios veio a trabalho para Mogi Mirim e ficou hospedado em um hotel daquela região

Publicado em 07/12/2021 às 17:41

Mais uma pessoa que visitou Mogi Mirim e esteve passeando no Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, o Lavapés (Zerão) morreu com suspeita de ter contraído febre maculosa naquele local. Trata-se de um funcionário dos Correios, de 55 anos, morador de São Carlos.

Ele esteve em Mogi a trabalho no final de novembro e ficou hospedado em um hotel existente de frente para o lado do Lavapés. No local, também há muitas capivaras, animal que costumam carregar o carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. .

Após retornar para São Carlos, o funcionário dos Correios apresentou um quadro febril persistente e teve que ser internado, primeiramente, na Santa Casa daquela cidade, onde acabou tendo alta. Porém, como os sintomas retornaram ele foi transferido para o Hospital da Unimed onde veio a falecer no dia 1º de dezembro.

Uma parente dele, afirmou à reportagem do Portal da Cidade, que no atestado de óbito fornecido pelo Hospital da Unimed consta que a vítima morreu de febre maculosa. Este é o segundo óbito de um turista, suspeito de ter contraído a doença no Zerão. No dia 29 de novembro, uma criança, moradora em Sumaré e que esteve visitando o kartódromo do Zerão, morreu com suspeita de febre maculosa.

A família do funcionário dos Correios está revoltada com a falta de avisos ou de providências por parte da Prefeitura em relação às capivaras e o perigo que elas representam. Um parente chegou a entrar em contato com a chefe da VS (Vigilância em Saúde) Vivian Delalibera e cobrou providências.

Viviam, por sua vez, informou à reportagem do Portal da Cidade que, em contato com a VE (Vigilância Epidemiológica) de São Carlos, foi informada que realmente há um óbito por febre maculosa em investigação, mas a confirmação ainda não chegou.

A VE também está realizando uma investigação epidemiológica a fim de verificar quais os locais e municípios freqüentados pelo paciente para ver qual o LPI (Local Provável de Infecção), já que as informações que eles possuíam ainda estavam muito desencontradas.

NA CÂMARA

Na segunda-feira (6), a própria secretária de Saúde, Clara Alice de Almeida Carvalho, foi até a Câmara prestar esclarecimentos sobre o problema aos vereadores. Ela disse que não adianta simplesmente retirar as capivaras do Zerão, pois carrapatos vão continuar no local.

Essa informação foi endossada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, que acompanhou Clara ao Legislativo. Ele ressaltou que o carrapato estrela também é comum em animais domésticos (cães e gatos), cavalos, bois, vacas dentre outros mamíferos.

O prefeito Paulo Silva (PDT) disse que a remoção das capivaras também depende de autorização da Secretaria do Meio Ambiente, um processo extremamente burocrático, demorado e que pode não resolver o problema. “Por enquanto, a melhor solução é cercar aquele local com alambrado”, afirmou, mas sem dar uma data para o início dessa obra.

REVOLTA

Mas para a família do funcionário dos correios, essas explicações não bastam.

 “Quantas pessoas terão que morrer para que sejam tomadas algumas providências?”, questionou outro parente do funcionário dos Correios, que ainda se queixa da falta de sensibilidade da Prefeitura que, de acordo com ele, sequer ligou para a família.

“Estou fazendo esse desabafo para que outras famílias não passem pelo que estamos passando. Essa morte despedaçou nossa família”, acrescentou. Para essa pessoa, placas com advertência não resolverão o problema.

A Febre Maculosa é uma doença transmitida por meio da picada do carrapato-estrela infectado e que tem como principal hospedeiro a capivaras. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares.

Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. Ao contrário do que muita gente imagina, não é só as capivaras que têm o carrapato estrela como hospedeiro. Bois, vacas, cavalos, cães e outros animais domésticos também podem se infestar com esse tipo de carrapato. Vale lembrar que há cerca de 10 dias, o Município também confirmou a morte de um homem de 50 anos suspeito de febre maculosa.


Fonte:

Deixe seu comentário