Portal da Cidade Mogi Mirim

Busca Ativa

Em três dias, cerca de 1000 escorpiões foram capturados no cemitério municipal

Eles serão encaminhados para o escorpionário de Itapira e ao Instituto Butantã para a produção de soro antiescorpiônico

Publicado em 08/10/2020 às 04:34

(Foto: Divulgação/Prefeitura)

A Secretaria de Saúde promoveu nos dias 5, 6 e 7 de outubro, através da Vigilância Ambiental, a operação “Busca Ativa” com o objetivo de capturar escorpiões no cemitério municipal.

A procura pelo animal peçonhento foi realizada durante a noite, em virtude de sua natureza noturna. Dessa maneira, a equipe desempenhou o trabalho sempre a partir das 19h. Ao longo dos três dias foram capturados 999 escorpiões que serão encaminhados para o escorpionário de Itapira e ao Instituto Butantã para a produção de soro antiescorpiônico.

Para localizá-los na escuridão e se protegerem de quaisquer perigos, os agentes responsáveis pela execução da tarefa utilizaram lanternas ultravioletas, pinças de 30 centímetros e itens de vestuário grossos, como botas de borracha e luvas de couro.

As operações de busca ativa no cemitério municipal são realizadas com frequência e ajudam a eliminar a presença dos escorpiões do espaço. Esse fator, somado à limpeza constante da área e ao fato de escorpiões não terem hábitos diurnos, garante tranquilidade aos visitantes.

O escorpião 

Um dos animais mais antigos da terra, o escorpião é um artrópode aracnídeo peçonhento, de exoesqueleto grosso que tem hábito de se posicionar em lugares ermos e escuros, podendo ser encontrado embaixo de pedras, folhas e troncos, ou em meio a materiais de construção.

Sua alimentação é à base de insetos e outros aracnídeos, sendo também comum espécies que praticam canibalismo.

O escorpião possui toxina venenosa em sua cauda e a recomendação da Secretaria de Saúde é que, caso alguém venha a ser picado, procure o mais rápido possível atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), local que detém o soro antiescorpiônico na cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário