Portal da Cidade Mogi Mirim

Ações preventivas

Em nota, Prefeitura diz que instalará alambrados no zerão para evitar capivaras

A pesca no Lavapés deve ser suspensa; algumas recomendações são divulgadas porque o zerão é uma área de risco de febre maculosa

Publicado em 30/11/2021 às 20:47

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

Por meio de nota oficial publicada no facebook, no início da noite desta terça-feira (30), a Prefeitura de Mogi Mirim divulgou algumas medidas que deverão ser adotadas para evitar contaminação da febre maculosa no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés.

Nesta segunda-feira, o Município entrou em alerta LEIA MAIS: "No Zerão, Fique Atento! Área de risco para febre maculosa", diz Prefeitura porque houve a notificação de uma morte suspeita da doença, conforme reportagem veiculada pelo Portal da Cidade.

LEIA MAIS: Morte de criança por suspeita de febre maculosa deixa Mogi Mirim em alerta

Entre as ações que chama a atenção é a informação de que a Secretaria de Meio Ambiente irá instalar alambrados no entorno do Lavapés, com o intuito de evitar a entrada das capivaras no entorno do lago. Não há dados de quando o trabalho será realizado. As capivaras são as principais hospedeiras do carrapato-estrela, que contaminado, transmite a febre maculosa, e no zerão, há uma grande população do animal.

Devido à preocupação com a doença, principalmente porque Mogi Mirim já registrou, há cerca de 20 dias, uma morte em decorrência da febre maculosa e agora tem um óbito suspeito, as pessoas reivindicam a retirada das capivaras do local. Sobre o assunto, não há manifestação da Prefeitura, mas a captura e remoção da população depende de autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), por serem animais silvestres.

A Prefeitura informa apenas que novas placas, semelhantes as que existem no local desde 2015, com a informação da área de risco para a febre maculosa, serão instaladas nos próximos dias em todo o Complexo.

Há também a orientação para seja suspensa, temporariamente, a atividade de pesca no Lago do Lavapés.

A Secretaria de Serviços Municipais deverá manter a limpeza do local, segundo a nota da Prefeitura, deixando o gramado sempre baixo.

Além disso, segundo a nota, a Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização à população quanto aos cuidados para se evitar o contágio e atenção aos sintomas da febre maculosa. Há distribuição de folhetos educativos nas residências desde quando surgiu o primeiro caso.

Aos frequentados do zerão, é recomendando que, ao utilizar espaços como gramados, verifique se há a presença de carrapato na pele.

A nota oficial da Prefeitura também traz um conteúdo explicativo sobre o que é a febre maculosa e seus sintomas.

A febre maculosa é mais comum nos meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, no entanto para desenvolver a doença é necessário estar em contato com o carrapato por 3 a 4 horas para que seja possível haver transmissão da bactéria responsável pela doença. Ela não é transmissível de pessoa para pessoa.

A febre maculosa tem cura, mas ao procurar o médico é importante que o paciente comunique que esteve em contato com o carrapato ou áreas de risco da doença.

Seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Principais sintomas

Os sintomas de febre maculosa podem ser difíceis de identificar e, por isso, sempre que existe suspeita de estar desenvolvendo a doença é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.

Os sintomas iniciais são febre maculosa podem demorar de 2 dias a 2 semanas para aparecer, sendo os principais:

- Febre acima de 39ºC e calafrios;

- Dor de cabeça intensa;

- Conjuntivite;

- Náuseas e vômitos;

- Diarreia e dor abdominal;

- Dor muscular constante.

Fonte:

Deixe seu comentário