Portal da Cidade Mogi Mirim

Contra Covid

Em Mogi Guaçu: Começa vacinação para imunossuprimidos entre 12 e 70 anos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19, tendo como objetivo oferecer uma maior proteção contra a cepa original do vírus

Publicado em 27/02/2023 às 21:58

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a aplicação de doses da Pfizer Bivalente para dois grupos: pessoas a partir de 70 anos e de indivíduos imunossuprimidos acima de 12 anos. A vacinação será realizada em 18 postos de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. E nas unidades da Zona Sul e Santa Cecília, assim como na do Distrito de Martinho Prado Júnior, o horário de atendimento é das 8h às 17h.

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19, tendo como objetivo oferecer uma maior proteção contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. “Nesse momento, segundo o Ministério da Saúde, os primeiros a serem imunizados serão os idosos acima de 70 anos e imunocomprometidas a partir de 12 anos”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) de Mogi Guaçu, Aline Roberta Leme.

Nesta primeira fase, o Governo do Estado de São Paulo destinou cerca de seis mil doses para Mogi Guaçu. “A Secretaria Estadual de Saúde adiantou ainda que a população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas lotes da Pfizer Bivalente ao município”, disse.

A enfermeira explicou que para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses. “Esse é um reforço importante para estes grupos prioritários, que que são os mais vulneráveis. A pessoa imunizada, com os reforços em dia, tem menos chance de desenvolver as formas mais graves da doença, destacou.

Outras vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde segue disponibilizando as vacinas contra Covid-19 sem a necessidade de agendamento para pessoas com idade a partir dos 12 anos. É importante ressaltar que a pasta também continua imunizando bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e de reforço em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses, podem tomar o reforço da vacina. E os bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses também podem ser levados aos postinhos de saúde para dar início à proteção contra a doença. Para a criança ser vacinada, os responsáveis devem apresentar documento com foto de identificação do menor (preferencialmente CPF) ou certidão de nascimento, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

O atendimento de atendimento acontece em 18 postinhos de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. E nas unidades da Zona Sul e Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior das 8h às 17h.

Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Dose de reforço da Pfizer Bivalente

– Pessoas a partir de 70 anos idade

– Indivíduos imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade

Adultos

– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos

– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos

– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª a partir de 12 anos

Crianças

Bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias

Reforço em crianças de 5 a 11 anos de idade

Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30

UBS Centro de Saúde

USF Hermínio Bueno

USF Eucaliptos

UBS Guaçu Mirim

USF Rosa Cruz

UBS Centro Oeste

UBS Ypê II

USF Ypê Pinheiro

USF Alto dos Ypês

USF Guaçuano

UBS Zona Norte

USF Zaniboni II

UBS Zaniboni I

USF Fantinato

USF Santa Terezinha

USF Chaparral

USF Suécia

USF Chácaras Alvorada

Segunda a sexta-feira das 8h às 17h

USF Santa Cecília

UBS Zona Sul

UBS Martinho Prado Júnior


Fonte:

Deixe seu comentário