Portal da Cidade Mogi Mirim

Vacina crianças

Dia 6: Saúde começa a imunizar bebês e crianças até 11 anos contra a Covid-19

O novo lote da Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby chega a Mogi Guaçu nesta sexta-feira e doses estarão disponíveis nas UBSs

Publicado em 04/02/2023 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) agendaram para a segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o início da vacinação de reforço contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos e de 5 a 11 anos. O novo lote da Pfizer Pediátrica e Pfizer Baby chega ao município até nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, e, por isso, a imunização será feita no começo da próxima semana em todas as unidades básicas de Mogi Guaçu.

Crianças entre 5 e 11 anos, que completaram o esquema vacinal primário, com a primeira e segunda dose, há pelo menos quatro meses, já podem tomar o reforço da vacina. Já os mais novos, de 6 meses a 2 anos e 11 meses, podem ser levados aos postos para dar início à proteção contra o coronavírus. “Nós temos crianças para o reforço da segunda dose, pois o Ministério da Saúde não envia novos lotes desde o final do ano passado”, destacou a enfermeira e coordenadora de imunização da VE, Aline Roberta Leme.

A profissional reforçou a importância de pais e responsáveis levarem seus filhos para se vacinar, principalmente com as doses de reforço, para o enfrentamento à Covid-19. Com isso, se evita os casos mais graves, internações e, até mesmo, óbitos. Aline também falou sobre a importância da vacinação para aqueles que já estão aptos a se vacinarem, mas ainda não fizeram. “Temos observado que muitos ainda não retornaram para tomar as doses de reforço, o que é fundamental nesse trabalho de enfrentamento contra a Covid-19”.

O número de doses destinadas ao reforço ainda não atende todo o público elegível de 5 a 11 anos, porém, é possível iniciar a imunização de reforço deste público, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. “O município, por meio do nosso secretário municipal, segue cobrando o Ministério da Saúde o envio de mais doses, pois sabemos a importância do esquema vacinal estar em dia”, ressaltou.

O município tem, ao todo, 2.079 crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias. Já o público na faixa etária de 5 a 11 anos para receber a terceira dose é estimado em 15.008 crianças. “Vale ressaltar que a imunização dos bebês até dois anos é livre, pois não precisa mais ter comorbidade”, informou a enfermeira da VE.

A imunização é realizada em 18 postos de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. Já nas unidades da Zona Sul e Santa Cecília, assim como na do Distrito de Martinho Prado Júnior, o horário de atendimento é das 8h às 17h.

Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30

UBS Centro de Saúde

USF Hermínio Bueno

USF Eucaliptos

UBS Guaçu Mirim

USF Rosa Cruz

UBS Centro Oeste

UBS Ypê II

USF Ypê Pinheiro

USF Alto dos Ypês

USF Guaçuano

UBS Zona Norte

USF Zaniboni II

UBS Zaniboni I

USF Fantinato

USF Santa Terezinha

USF Chaparral

USF Suécia

USF Chácaras Alvorada

Segunda a sexta-feira das 8h às 17h

USF Santa Cecília

UBS Zona Sul

UBS Martinho Prado Júnior

...

Fonte:

Deixe seu comentário