Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Conferência escolhe delegados e propõe temas que serão levados a evento em SP

Encontro reuniu mais de 100 pessoas no Centro Cultural e discutiu as ações e políticas públicas voltadas à Saúde

Publicado em 07/03/2023 às 14:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Mais de 100 pessoas, entre usuários do serviço de atenção primária da Saúde do Município, profissionais da área e estudantes do curso técnico de enfermagem da Etec, estiveram participando da 9ª Conferência Municipal da Saúde, realizada na manhã de quarta-feira (1º de março), no Centro Cultural. 

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Paulo Silva, da secretária municipal da Saúde, Clara Alice Franco de Almeira, do presidente do CMS (Conselho Municipal de Saúde), João Olegário Siqueira, além de gestores municipais. 

Clara destacou a importância da participação dos munícipes, profissionais e trabalhadores da Saúde na construção de um sistema melhor e no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Já o prefeito lembrou a luta para universalizar a saúde com a criação do SUS, após a Constituinte de 1988. “O SUS estará, sempre, em constante aperfeiçoamento e expansão”, resumiu.

Os presentes também puderam assistir à palestra da economista e assessora técnica do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), a doutoranda Mariana Alves Melo, que falou sobre o tema “O (Des) Financiamento do SUS”.

Com um resumo das dificuldades que o SUS vem enfrentando nos últimos, Mariana ressaltou os esforços de toda a sociedade organizada para resgatar esse importante patrimônio dos brasileiros e que ganhou notoriedade, inclusive internacionalmente, durante a pandemia de covid-19.

Após a palestra, os participantes debateram, durante mais de quatro horas, os três eixos propostos para a conferência, que foram; o “Resgate da 8ª Conferência Municipal de Saúde”, com a retomada de temas abordados em 2019, “O Controle Social do SUS” e “Princípios e Diretrizes do SUS”. 

DELEGADOS

Ainda durante o evento, foram escolhidos os temas que serão apresentados da Conferência Regional de Saúde, que será online e voltada aos municípios que compõem a DRS (Direção Regional de Saúde) de São João da Boa Vista. 

Mogi Mirim será representada pelos delegados eleitos durante a plenária da conferência. São eles o professor João Pedro Ricaldes, Miguel Vaz de Moraes, representando os usuários, além da dentista Clarice Rodrigues Chabregas representando os trabalhadores da Saúde e da enfermeira Viviane Negretto Bandiera, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, representante dos gestores da Saúde.

Eles também deverão estar presentes na 9ª Conferência Estadual da Saúde de 29 a 31 de maio. E desse evento que sairão os representantes paulistas que vão participar da 17ª Conferência Nacional, que acontece em Brasília (DF), de 2 a 5 de julho.




Fonte:

Deixe seu comentário