Portal da Cidade Mogi Mirim

PLANO SÃO PAULO

Cidades da Baixa Mogiana permanecem na fase amarela de flexibilização

Oito regiões do Estado de São Paulo regrediram de fase na nova atualização anunciada nesta sexta-feira pelo governo

Publicado em 15/01/2021 às 01:48

Nova atualização manteve apenas seis regiões na fase menos restritiva

Prevista para o dia 5 de fevereiro, a nova reclassificação do Plano São Paulo, que coordena as medidas de abertura da economia em meio à pandemia de covid-19 no Estado, foi antecipada para esta sexta-feira (15). E pelo anuncio feito pelo Governo do Estado no início da tarde, as cidades da região da Baixa Mogiana, como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi, se mantiveram na fase amarela. Elas fazem parte da região da DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista.

Por outro lado, oito regiões regrediram de fase em razão do aumento do número de casos e mortes por Covid-19 no Estado, além do aumento da ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento da doença. Os municípios da região de Marília, que estavam na fase laranja, voltaram para a vermelha. Já as regiões de Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Preto, Franca e Taubaté regrediram da amarela para a fase laranja.

Com a nova atualização, apenas as regiões das DRS de São João da Boa Vista, Barretos, Araraquara, Campinas e Grande São Paulo seguem na fase amarela, que é considerada mais controlada, com maior liberação das atividades, é permitida a abertura de shoppings, bares, comércio de rua, academias, restaurantes, concessionárias, escritórios, eventos culturais e salões de beleza, mas com limite de 40% de sua capacidade e com horário de funcionamento restrito.

Já a fase laranja, que havia sido extinta do plano de classificação e foi retomada em meio a uma reestruturação dos indicadores, é de atenção, com algumas liberações. Comércio e shoppings podem abrir, mas com ocupação limitada a 40% da capacidade e horário reduzido de oito horas seguidas; restrição de atendimento presencial até às 20h00; e bares, restaurantes e praças de alimentação não podem atender o público. Na vermelha, apenas os serviços essenciais podem funcionar.

Durante o anúncio feito em entrevista coletiva, o governador João Dória (PSDB) voltou a destacar que a solução para reduzir a circulação do coronavírus e, consequentemente, a infecção da população, é a vacinação, prevista para começar em todo o Estado de São Paulo no próximo dia 25.

Para isso, Dória espera que a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) autorize neste domingo (17), o uso emergencial da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


Fonte:

Deixe seu comentário