Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Campanha de vacinação contra a raiva acontece no próximo sábado

Os munícipes poderão levar seus animais de estimação em todas as UBSs

Publicado em 28/08/2019 às 22:38

A Secretaria de Saúde realiza no próximo sábado (31) a campanha de vacinação gratuita em cães e gatos contra a raiva (antirrábica). Entre 8h e 17h, seis pontos da cidade estarão com profissionais da Pasta à disposição do público para aplicação da vacina. 

Os munícipes poderão levar seus animais de estimação em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Altair Rosa Corsi Costa, Geraldo Alves Pinheiro, Maria Helena Torezan Gomes, Vereadora Terezinha da Silva Oliveira e no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação, localizado à avenida Adib Chaib, ao lado do Espaço Cidadão.

A expectativa é de que 10 mil animais sejam vacinados. Na zona urbana a campanha acontece somente no sábado, sem previsão de extensão para as próximas semanas, segundo informado pela Secretaria de Saúde. Em 2018, 12 mil animais foram vacinados entre as zonas urbana e rural.

Para que os cães e gatos recebam a vacina basta a apresentação da carteira de vacinação. Entretanto, o documento não é obrigatório, já que todos os proprietários dos animais receberão um comprovante de vacinação. Os animais de estimação menores de três meses de idade, além de cadelas e gatas prenhas e animais em tratamento com medicações como corticoides, não poderão ser vacinados.

Os outros animais devem ser vacinados, caso contrário, correm maior risco de contrair a doença quando em contato com o vírus. A transmissão da raiva, letal e transmitida do animal para o homem, é feita através do contato com a saliva do animal infectado, por lambedura ou mordidas.

Após a infecção, o vírus se espalha no sistema nervoso do novo hospedeiro, atingindo diversos órgãos e se proliferando nas glândulas salivares. Após a exposição ao vírus, os sintomas da raiva surgem em cerca de 10 a 60 dias.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma zoonose viral, que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. A raiva não possui tratamento, sendo uma doença 100% letal. A única forma de prevenção é a vacinação anual de cães e gatos, mesmo nas regiões urbanas, incluindo os animais de apartamento.

Zona Rural

Desde junho a Secretaria de Saúde já promove a vacinação contra a raiva na zona rural de Mogi Mirim. Equipes da Pasta percorrem bairros e aplicam a vacinação em animais domesticados em sítios espalhados por toda a área. Até o momento já foram vacinados 4 mil animais.

Pontos de vacinação

UBSs (Unidades Básicas de Saúde);

Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs)

- Altair Rosa Corsi Costa (Parque da Imprensa, zona Norte);

- Geraldo Alves Pinheiro (Linda Chaib, zona Leste);

- Maria Helena Torezan Gomes (Parque Real, zona Sul);

- Vereadora Terezinha da Silva Oliveira (Parque Novacopp, zona Norte);

Estação Educação

- Avenida Adib Chaib, ao lado do Espaço Cidadão, no Centro.


Fonte:

Deixe seu comentário