Portal da Cidade Mogi Mirim

SAÚDE

Acolhimento à gestantes no Pré-natal é foco de trabalho em UBS

Montado na recepção e demais cômodos da unidade de saúde, o mural levou emoção, satisfação e orgulho

Publicado em 17/09/2019 às 04:04

Promover um trabalho que conscientize sobre a importância do Pré-Natal, incentive a realização de exames e colabore para um acompanhamento detalhado da saúde da mulher e do bebê. 

Esses são os objetivos de uma ação realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antonio Albejante, no Parque das Laranjeiras, zona Leste de Mogi Mirim. A cada 60 dias, a direção da unidade promove o chamado “Grupo de Gestantes”, encontro de mulheres em gestação que serve como ferramenta de orientação e socialização entre as pacientes, familiares e profissionais. 

A atividade se torna um complemento de um pacote destinado a cada gestante e composto por consultas não apenas com o obstetra, mas também com dentista, psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga e enfermeira. 

Todas as etapas do acolhimento ao longo do processo de formação do bebê são colocadas em prática há anos na unidade, que atende moradores não apenas do Laranjeiras, mas da Vila Dias, Linda Chaib, Jardim do Lago, Jardim Europa, Mogi Mirim II e CDHU. Atualmente, cerca de 100 gestantes, entre 13 e 47 anos, são acompanhadas na UBS. 

“As consultas são marcadas separadamente, temos a preocupação da gestante passar por diversas profissionais durante seu processo de gestação, cada um responsável por auxiliar no Pré-natal. As ações educativas são um plus, uma atividade a mais, onde procuramos falar de um tema especifico. É o momento em que trocam experiências, tiram as dúvidas. Para a mulher isso é fundamental”, explicou a enfermeira e gerente da unidade, Elaine Formigari. 

Escola de Gravidez 

O preparo da mãe para a maternidade, uma espécie de “escola de gravidez” é uma ação preconizada pelo Ministério da Saúde, e que na Antonio Albejante, além dos profissionais, conta com a colaboração da Pastoral da Criança, tudo para estabelecer um vínculo afetivo entre gestantes, seus familiares, médicos e funcionários. 

“Conseguimos identificar casos de riscos, percebemos que elas (gestantes) criaram uma consciência, um vínculo com a equipe, estabeleceram confiança, sabem que trabalhamos em prol de todas elas. O acolhimento não é só na gestação, se dá em todas as frentes”, observou Elaine. 

O trabalho de captação das gestantes passa muito em função do busca ativa realizada por agentes comunitários de saúde em todas as regiões de cobertura da unidade. Ao lado de Dulce Dias, também enfermeira da UBS, Elaine procura valorizar e integrar funcionários à rotina dos pacientes. 

Agosto Dourado 

No Agosto Dourado a unidade organizou um mural de fotos com imagens das mães amamentando seus filhos. Cada detalhe foi captado ao longo do teste do pezinho e outros momentos em que as mulheres se fizeram presentes na UBS. Na oportunidade profissionais ligadas à Estratégia de Saúde da Família (ESF) ofereceram palestras voltadas à amamentação. 

Montado na recepção e demais cômodos da unidade de saúde, o mural levou emoção, satisfação e orgulho para quem tinha aquela realidade apenas como um sonho distante. “É isso o que queremos, a felicidade, a confiança das gestantes. Trabalhamos em equipe, todos juntos, justamente por elas”, completou Formigari. 


Fonte:

Deixe seu comentário