Portal da Cidade Mogi Mirim

CPI DA MERENDA

Vereadores já tem assinaturas suficientes para apresentar pedido

Documento foi protocolado nesta quarta-feira (18) e deve entra na pauta de votações na sessão de segunda-feira (23)

Publicado em 18/05/2022 às 18:18

Na tarde desta quarta-feira (18), o vereador Tiago Costa (MDB) conseguiu assinaturas suficientes para apresentar, já na sessão da próxima segunda-feira (23) o pedido para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a qualidade da merenda escolar que está sendo servida aos alunos da rede municipal de ensino.
Paralelamente, Tiago já denunciou o caso à Polícia Civil e ao MP (Ministério Público). Além do emedebista, também assinam o pedido de CPI os vereadores Geraldo Bertanha, o Gebê, João Victor Gasparin (ambos DEM), Joelma Franco da Cunha (PTB), Marcos Paulo Segatti (PSD), Cinoê Duzo (PTB) e Luiz Roberto Tavares, o Robertinho (PL).
A vereadora Joelma explicou que esta comissão parlamentar quer saber o que está havendo com a merenda no Município, se há falhas na distribuição e armazenamento e o que pode ser feito para melhorar isso. “Não estamos aqui para caçar bruxas ou apontar culpados. Queremos buscar soluções para que nossas crianças recebam uma boa alimentação, apenas isso”, adiantou.
Já o vereador Marcos Segatti revelou que ainda nesta quarta, flagrou um lote de carne chegando a uma escola da cidade e viu peças com bolor e mal cheirosas. “Isso não pode continuar desse jeito”, desabafou.
O pedido da instauração de uma CPI da merenda foi motivado por denúncias feitas por pais de alunos sobre a merenda. Muitos disseram que os filhos tiveram diarreia e vomitaram após ingerir alguns produtos, como leite, arroz, macarrão e feijão.
Na terça-feira, Tiago e Joelma, acompanhados da Polícia Militar, Polícia Civil, peritos do IC (Instituto de Criminalística) e fiscais da VS (Vigilância Sanitária) estiveram no banco de alimentos, no bairro da Saúde, para onde foi estocada uma parte da merenda retirada das escolas e que apresentavam problemas como caruncho.
A reportagem do Portal da Cidade acompanhou a fiscalização e constatou que alguns alimentos realmente estavam com “caruncho”, além do leite que apresentou problemas. “Em algumas escolas, chegamos a flagrar larvas nos pacotes de feijão e macarrão, além de carne de péssima qualidade, que na verdade era puro sebo”, disparou Joelma.

MAL CHEIRO
Os vereadores descobriram ainda que a empresa que distribuiu o leite em pó para a rede municipal de ensino, já teve problemas em Ribeirão Preto, onde é acusada de comercializar o produto com teores de gordura acima do recomendável. Essa mesma empresa também estaria envolvida no escândalo que ficou conhecido como “Máfia da Merenda” no Estado de São Paulo.
Ainda durante a fiscalização, os vereadores e policiais tiveram acesso às câmaras frias do Banco de Alimentos onde ficam armazenadas as carnes servidas na merenda. Apesar de uma temperatura abaixo de 5ºC, o cheiro era bastante forte. Tiago também confirmou que irá levar a denúncia ao MP (Ministério Público).
No mesmo dia, em uma nota à imprensa, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) informou que alguns alimentos da merenda escolar, que estavam impróprios para o consumo, foram recolhidos imediatamente, mesmo estando dentro da data de validade.
A secretaria também garante que os alimentos serão encaminhados ao galpão da Seduc para serem retirados por seus fornecedores que realizarão a troca para a Prefeitura, frisando que os procedimentos estão dentro das normas da Vigilância Sanitária e que não haverá novos gastos para a municipalidade.
A nota termina dizendo que “vale ressaltar que a Seduc impediu que alimentos impróprios fossem preparados e servidos às crianças.

Fonte:

Deixe seu comentário