Portal da Cidade Mogi Mirim

Plano Plurianual

Orçamento Participativo prevê investimentos nas áreas sociais

Contando com a participação dos munícipes, as propostas debatidas serão inseridas no PPA

Publicado em 06/08/2021 às 02:48

Sob o tema Cidade Saudável e Ativa, com o objetivo de viabilizar o bem-estar das pessoas, envolvendo os cuidados com a saúde, as práticas esportivas e o apoio aos mais vulneráveis, a Prefeitura realizou mais uma etapa do Orçamento Participativo na quinta-feira (6).

Contando com a participação dos munícipes, as propostas debatidas serão inseridas no PPA (Plano Plurianual), o cronograma das ações do governo municipal para os próximos quatro anos.

A audiência pública foi feita de forma online através da plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo Facebook da Prefeitura de Mogi Mirim.

Além do secretário de Finanças, Mauro Zeuri, participaram do debate, o Assessor de Gabinete, João Matta – representando o Chefe de Gabinete, Allan Rodrigo Alves; a secretária de Saúde, Clara Carvalho; a secretária de Assistência Social, Cristina Puls; e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Wilians Mendes.

SAÚDE

Na Saúde estão previstas reformas de UBSs e do CEM, além da aquisição de móveis e equipamentos; a contratação de novos médicos e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a utilização de tecnologia para agilizar os atendimentos. Para a Santa Casa constam os serviços de manutenção no prédio, bem como a aquisição de mais equipamentos e aparelhos cirúrgicos, facilitando a retomada das operações mediante o avanço da vacinação. Há também a instalação da UPA central, ao lado da Santa Casa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Uma série de serviços sociais serão consolidados, dentre eles, as visitas domiciliares aos idosos e as pessoas mais vulneráveis; instalação da Casa de Passagem para moradores em situação de rua; a reforma do CRAS Norte, Leste e Planalto, além da instalação de uma quarta unidade de atendimento voltada às regiões Centro e Sul. O cronograma também prevê a reforma do Centro Dia do idoso e da Vila Dignidade, além da implantação da Residência Inclusiva e da Casa de Acolhida para mulheres.

ESPORTE, JUVENTUDE E LAZER

Consta da programação da Sejel, a organização do campeonato de futebol amador; a revitalização das praças e complexos esportivos, bem como a instalação de academias ao ar livre e playgrounds. Também há a obtenção de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para os prédios públicos da Pasta e a criação de projetos em parceria com a Secretaria de Educação para beneficiar as áreas mais vulneráveis.

GABINETE (Conselho Tutelar / Fundo Social de Solidariedade)

O Conselho Tutelar tem por tarefa o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o que garante os direitos destinados ao público infantil em situações de vulnerabilidade. Já o Fundo Social prevê a disponibilização de três programas sociais: a Escola de Qualificação, o Programa Conviver, direcionado à terceira idade e o Programa de Atendimento às Necessidades Básicas, com o objetivo de suprir as demandas sociais da população.

A próxima reunião online do PPA acontece hoje às 19h, sob o eixo temático “Cidade Organizada e Segura”. 

Fonte:

Deixe seu comentário