Portal da Cidade Mogi Mirim

COLUNA DO PORTAL

Falta humildade do prefeito, é muita soberba, diz o “chato” Tiago Costa

Vereador afirma que utiliza popularidade e criatividade nas redes sociais para levar mensagem a quem rejeita a política

Publicado em 19/03/2023 às 17:08
Atualizado em

Tiago Costa no cercadinho do complexo do Lavapés (Foto: Portal da Cidade Mogi Mirim)

Entre provocações aos torcedores de times rivais do Palmeiras, seu time do coração, e ataques a Lula e aos petistas, o TikTok de Tiago Costa é o que pode ser considerado como “fenômeno” se levar em conta que o advogado mogimiriano e vereador no segundo mandato tem quase 30 mil seguidores. Parte deste conteúdo é replicado nas outras redes do vereador, que tem feito críticas cada vez mais ácidas à gestão de Paulo Silva.

Em entrevista à Coluna do Portal, que estreia hoje no Portal da Cidade Mogi Mirim, Tiago disse que está longe de ser vereador “vagabundo”, que é aquele que não presta contas pra sociedade. Ele tomou outro rumo. Fez a opção de ser o “chato” e que vive “enchendo o saco” do prefeito para apontar as mazelas da atual administração.

Entre uns dos hits de maior sucesso de seu TikTok está o vídeo sobre o gasto de R$ 400 mil da Prefeitura para cercar o lago do Lavapés, com a finalidade de evitar que as capivaras circulem livremente no entorno e transmitam doenças. Tiago fala sobre como se tornou oposição ao atual governo, a construção da carreira política e do sucesso nas redes sociais, com seus vídeos e montagens que expõem falhas e fraquezas da atual gestão.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Eu dialogava com o Paulo Silva e com o grupo dele antes dele ser candidato a prefeito. E eu achava que ele era um cara mais democrático no sentido de diálogo. Ele me chamou pra ser vice dele antes da última eleição. Certa vez no sentamos eu, o Moacir (Genuário), Maria Helena (Scudeler de Barros) na casa dele pra que fosse feito diálogo nesse sentido – de ser vice. E eu disse que não aceitaria porque ele sempre esteve alinhado ao PT e eu rejeito o PT, sempre rejeitei e não poderia trair a minha trajetória naquele momento.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Quando ele ganhou a eleição para prefeito, achei que teria diálogo com a Câmara. Coisa que não teve. Ele articulou tudo para fazer o que ele queria dentro da Câmara, como a eleição da mesa diretora, para a formação das comissões e queria me deixar isolado, sendo metralhado para não encabeçar nenhuma comissão. E eu fiquei sabendo do jogo, porque chegaram alguns áudios pra mim dessa articulação sem antes dele se sentar na cadeira de prefeito. Só que sempre me pautei pela independência no papel de vereador. E foi assim antes de ser eleito vereador, nos governos Carlos Nelson (Bueno) e (Gustavo) Stupp. E aí eu vi que ele (Paulo Silva) estava me isolando, tentando articular internamente pra não me deixar ter voz nenhuma.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Teve aquela reunião no gabinete em que ele (Paulo Silva) convidou todo mundo e me deixou fora, quando eu havia apresentado o projeto de lei para obrigar a divulgação da lista de vacinados contra covid. Foi aí que eu soube da reunião e apareci lá de surpresa - teve até reportagem do Portal da Cidade na época. O prefeito convida o vereador que quiser, mas acho importante ter democracia. Naquele mesmo dia ajudei o grupo dele a corrigir a redação de um projeto de lei, que estava errado e teria problemas se fosse aprovado. Ironia é que no mesmo dia ele articulou uma reunião pra que eu não fosse, tendo eu como alvo. Depois eu tentei entregar a ele um certificado da Lei Ulisses Guimarães em defesa da democracia, que rodou o Brasil inteiro, e ele não quis receber. Soube que ele não me receberia no gabinete.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Ele (prefeito) não deu o braço torcer, tentei dialogar algumas vezes, ele manteve a postura de tipo “não preciso de você, eu tenho tudo o que eu quero, já tenho a maioria e dane-se” e foi assim. Foi aí que eu comecei fazer o meu trabalho cada vez mais intenso, até que ele mandou a ala de confiança dele me perseguir na Câmara. O José Aparecido Barbosa, que não pode assumir cargo público porque está condenado, moveu ação contra mim a mando do prefeito. Não deu em nada.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Falta capacidade técnica dos secretários deste governo. E falta humildade dele (prefeito). É muito soberba. Basta lembrar que ele é médico, a vice dele é médica, ele poderia revolucionar a saúde de Mogi Mirim se quisesse. Aconteceu justamente o contrário. O Carlos Nelson parecia muito melhor do que ele e ele destruiu que tudo que o Carlos Nelson tinha construído na saúde. Não repôs nada. Basta ver que falta tudo na rede de saúde de Mogi Mirim, médico não tem, está tudo muito bagunçado.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Vim daquele período das manifestações de 2013 no Brasil. Começou lá atrás. A rede social não era tão forte, mas já usava. Eu falava “gente, eu preciso ajudar de alguma forma, ser voz da população e mostrar tudo o que for verdade”. De forma muito positiva eu fui cobrando, mostrando, dando transparência do trabalho realizado. E começou uma caminhada na política. Passei a engajar mais na internet, mas de forma bem amadora. Depois eu fui aprendendo, sempre tive cuidados das palavras corretas, no sentido de liberdade, sem ofender pessoalmente alguém, a vida pessoal da pessoa, nada. Foquei no trabalho da pessoa.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Por ser advogado, fui evoluindo e entendendo como funcionavam algumas coisas. Quando eu via que não conseguia vencer uma maioria obscura que agia na internet, tentando esconder algum fato, trabalhei para tentar trazer luz e mostrar a verdade pra população. Tenho muito cuidado em não espalhar fake news, pra não perder a credibilidade. E hoje o principal é prestar contas do trabalho do vereador pra comunidade, porque se o vereador não mostra o trabalho, ele é vagabundo, ganha dinheiro público e não faz nada. E se você mostra muito, o vereador só quer aparecer, quer causar. Então prefiro ser o chato que está aí toda hora enchendo o saco, mas mostrando o que estou fazendo por pelo coletivo. E assim segue meu trabalho, expondo as mazelas do poder público.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Infelizmente vivemos a geração da fake news. E tem que tomar muito cuidado. Porque não é tudo que você ouve que é verdade. Eu procuro sempre checar a denúncia antes de publicá-la. E além de mostrar, eu tento resolver o problema. Muitas vezes eu tentei resolver nos bastidores, no sentido de “vai lá, faça um requerimento, mande pra secretaria competente”. É o trâmite comum. Mas nem sempre dá resultado, principalmente de um prefeito, de um governo que está patinando, pra mim, desde o começo. E aí eu tenho que apelar pra divulgar algum fato, num tom até mais forte, pra eles passarem vergonha e começarem a deixar de errar muito e fazer o serviço que tem que fazer.


TikTok do vereador Tiago Costa

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

As minhas armas são as redes sociais e tudo mais, mas teve muita coisa que resolvi no telefone e não precisei expor ninguém. Ano passado eu divulguei muito um fato: trouxe mais de um milhão de reais (em verbas) pro governo Paulo Silva. E mesmo fazendo tudo o que eu faço, ajudando o atual prefeito, me colocam um advogado pra me perseguir por uma viagem que fiz a Brasília, mesmo pagando Uber do meu bolso, pagando comida do meu bolso, bebi do meu bolso.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

O prefeito nunca me recebeu no gabinete dele. Ele me bloqueou nas redes sociais dele. Ele me bloqueou no WhatsApp dele, tipo, ele não tem nenhum canal de contato comigo.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

A política já é uma arte rejeitada. Então, pra você convencer o cidadão de que ele tem que se envolver e que ele precisa ouvir de alguma forma, falar sério às vezes não resolve. O cidadão não quer nem não ouvir a primeira palavra sua. A polêmica do cercadinho do zerão teve todo um contexto, que acompanhei por etapas. Fiscalizei a licitação, questionei o documento do órgão ambiental pra uso do cercadinho no isolamento das capivaras. Sabe o que o órgão ambiental falava no documento dele? Você faz sorologia, primeiro passo, vasectomia, remanejamento. E cercar apenas ao final. Já que não seguiram a orientação de ordem ambiental e foram direto pra licitação de quase meio milhão de reais, passei a fazer postagens com tons sarcásticos para expor o dinheiro mal-empregado por parte do prefeito. Eu tento criar estratégias pra alcançar as pessoas pra elas entenderem que o problema é grande. Mostrando um lado divertido, sarcástico, mas ao mesmo tempo triste pelo povo sendo enganado. Esse cercadinho queimou muito a cidade, virou piada. Igual ao aluguel pago pela sede do Clube Recreativo, que ficou meses sem uso.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Governo tem salvação? Já deveria começar salvo, porque é o terceiro mandato dele. O arroz e feijão tem que fazer. E por exemplo, um prefeito que tem a experiência que diz que tem, que se diz democrata quando não é, falta muita coisa. Acima de tudo, humildade de assumir seus erros.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Pra concorrer ao Executivo eu não nunca tive esse chamado dentro de mim, entendeu? Não sou de fugir de missão, porque eu, independente de fé e religião, o que Deus tem de missão pra mim eu vou ter que cumprir. Minha intenção é cumprir meu segundo mandato como vereador. Mas não sei quais são os planos de Deus pra amanhã. Eu me dedico muito pra minha função. Eu estou num campo de batalha, fazendo o meu melhor pra população de Mogi Mirim. Eu prefiro ser um Pedro. É até bíblico isso. Pedro era questionador, chato, turrão, duro. Prefiro ser chato do que ser um Judas, traidor do povo. Eu tenho caráter. Minha família mora aqui. E trabalho pra que eles não andem na rua e sejam alvo de chacota.

● ● ● ● ●

APELO A SÃO JOSÉ - “São José, São José! Perdoe aqueles que me criticam em Mogi Mirim. Eles não sabem o que dizem". Paulo Silva publicou em seu Facebook neste domingo frase atribuída a Jânio Quadros em comício realizado na Praça Rui Barbosa na década de 1960. Não tenha dúvida que a crítica tem endereço: Tiago Costa. Dias atrás, Paulo Silva também publico nas redes uma série de melhorias em quadras poliesportivas da cidade. Resposta direta a Tiago, que tem percorrido Mogi Mirim e retratado praças esportivas em estado de abandono.


● ● ● ● ●

CÂMARA E A ZONA RURAL - O anúncio feito pelo prefeito Paulo Silva para a compra de maquinário para a manutenção das estradas rurais e também para amenizar o tom das críticas sobre o trabalho do secretário de Agricultura, Oberdan Quaglio, ocorreu antes da formalização à Câmara de mais um pedido de empréstimo junto à Caixa. Na Câmara, causa desconforto o método Paulo Silva de primeiro anunciar para depois levar o projeto para a Câmara. Na tradução livre, não passa de pressão para aprovação de novo pedido de empréstimo. Outro desconforto é que apenas a vereadora Mara Choqueta, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Agronegócio na Câmara, aparece na publicação feita pela Prefeitura.


▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Mara é vista como pré-candidata a vice de Paulo Silva na campanha de reeleição. A atual vice, a médica Maria Alice Mostardinha, rompeu com o atual prefeito.

▪ ▪ ▪ ▪ ▪

Em virtude das chuvas, os mais de 500 kms de estradas rurais do Município têm "solapado" o patrimônio político de Paulo Silva e de Oberdan Quaglio. Paulo reconhece o esforço do secretário, mas acha que ele está sobrecarregado. Já se fala, nos bastidores, da separação do Meio Ambiente da Secretaria da Agricultura para dar mais fôlego a Oberdan.

● ● ● ● ●

SAÚDE – A saúde pública é sempre o desafio de todos os prefeitos, mas no caso de Paulo Silva, o peso dobra pelo fato do prefeito ser médico. Mais 2 anos e 3 meses de mandato se passaram e os problemas com a falta de médicos, exames e cirurgias lideram a lista de reclamações. A Prefeitura vem divulgando investimentos no setor, como ampliação da parceria com a Santa Casa e a abertura da UPA 2, mas ainda assim sobram queixas.

● ● ● ● ●

Escreva para o Portal da Cidade: mogimirim@portaldacidade.com


Fonte:

Deixe seu comentário