Portal da Cidade Mogi Mirim

Programa Municipal

Câmara aprova Lei que cria Censo Municipal para identificação dos autistas

O projeto de autoria do vereador Gebê visa fazer uma busca ativa dos autistas na cidade para que sejam realizadas políticas públicas

Publicado em 28/06/2021 às 21:54

(Foto: Cláudio Felício/ Portal da Cidade )

Por iniciativa do vereador Geraldo Vicente Bertanha, o Gebê (DEM), Mogi Mirim terá um Programa Municipal Censo de Inclusão das Pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA).

O projeto de Lei de autoria do vereador foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária no início da noite desta segunda-feira, 28.

O objetivo é que o Município identifique, mapeie e cadastre o perfil sócio-econômico-étnico-cultural das pessoas com TEA e de seus familiares, a fim de nortear a elaboração de políticas públicas pelo Poder Executivo.

"Fiz um levantamento junto à Secretaria de Educação e me apresentaram o atendimento a apenas 29 autistas no Município. Não acredito que tenhamos somente este número na cidade. Conversei com especialistas que garantem que o número de autistas é bem maior e, infelizmente há familiares que não conseguem identificar o transtorno, por isso é importante a busca ativa dos casos", explicou Gebê.

Segundo ele, também foram encaminhados ofícios à Secretaria da Assistência Social - que não informou dados sobre atendimento a este público e também para a Secretaria de Saúde - que não respondeu à Câmara Municipal.

O projeto de Lei de autoria do parlamentar foi aprovado em primeiro turno. A segunda votação ocorrerá na próxima semana e depois segue para a sanção do prefeito Paulo Silva (PDT).

Fonte:

Deixe seu comentário