Portal da Cidade Mogi Mirim

ANIMAIS PEÇONHENTOS

Serpentes foi o tema de curso no Corpo de Bombeiros e GCM

Biólogo e herpetólogo Ed Carlos Soares foi quem ministrou o curso na sede da Secretaria de Segurança

Publicado em 02/12/2021 às 14:19
Atualizado em


A manhã de quinta-feira (2) foi especial para bombeiros, guardas civis municipais e funcionários da Secretaria de Segurança Pública. É que todos participaram de um curso sobre serpentes, na sede da entidade. O palestrante foi o biólogo e herpetólogo, Ed Carlos Soares, um dos mais renomados cientistas brasileiros especializado em serpentes.
Ele também fundou e preside a ONG “Serpentes do Brasil”, com sede em Mogi Guaçu. Durante quase quatro horas, os participantes apreenderam sobre a importância das serpentes no ecossistema, no controle de pragas na agricultura, sua contribuição para a farmacologia e até para a saúde pública, pois combate ratos e outros pequenos roedores que transmitem doenças aos seres humanos.

Ed Carlos também falou sobre as principais serpentes venenosas brasileiras e como identificá-las, inclusive pelos sintomas apresentados após uma picada desses animais. O biólogo deu destaque especial para o tratamento que deve ser aplicado em casos de acidentes com animais peçonhentos, incluindo os aracnídeos, como escorpiões e aranhas.
“A aplicação do soro antiofídico deve ser precedido de uma série de procedimentos para evitar choques anafiláticos e outras reações alérgicas que o antídoto pode causar ao paciente”, explicou. “Por isso o atendimento médico necessita ser o mais rápido possível”, acrescentou.
Ele também pediu atenção especial para bombeiros e GCMs quando estiverem em áreas de mata, recomendando o uso compulsório de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), como botas e luva para evitar acidentes com animais peçonhentos.
A todo o momento, o palestrante abria espaço para que os participantes tirassem suas dúvidas com perguntas, o que ampliou ainda mais o caráter didático do evento. Outro assunto que mereceu destaque foram as técnicas de prevenção e primeiros socorros em caso de acidentes com animais peçonhentos.




PRÁTICA
Ed Carlos disse que as informações colhidas pelos GCMs e bombeiros, nesses casos, podem balizar o socorro médico quando a vítima chegar ao hospital. “Na maioria dos casos, apenas pelo sintoma, podemos identificar que tipo de serpente picou a pessoa”, ressaltou.
Porém, o ponto alto da palestra foi a parte prática, com o manejo de serpentes pelos participantes. Ed Carlos levou três espécies da fauna brasileira, sendo uma jararaca, uma cascavel, uma jibóia, além de uma píton, parente da sucuri brasileira, mas que é originária da Ásia. Ele ensinou os GCMs e bombeiros a manipular o gancho herpetológico (bastão de captura de cobras) e qual a melhor maneira de guardar o animal capturado.
Após a demonstração, os participantes foram convidados a repetir os procedimentos ensinados pelo biólogo. Por fim, a jibóia e a píton foram soltas no hangar dos bombeiros para que todos pudessem manipulá-las, o que fez muito sucesso.



CURRÍCULO
A ONG “Serpentes do Brasil” foi fundada há mais de 10 anos pelo biólogo e herpetólogo, Ed Carlos Soares e tem, como objetivo, a preservação da herpetofauna brasileira através da educação ambiental e da informação acessível a todos.
Trata-se de um projeto sem fins lucrativos e mantido com recursos próprios. O criador da ONG possui vários cursos sobre serpentes, levando esses conhecimentos em palestras para dezenas de empresas, inclusive a oficiais da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga e à Polícia Ambiental do Estado de São Paulo.
O herpetólogo também ministrou cursos de extensão universitária em herpetologia na USP de Ribeirão Preto, Faculdade Franco Montoro (Mogi Guaçu), UniPinhal, UfisCar (Araras), Faculdades Anhanguera, Faculdade Maria Imaculada, dentre outras atividades.

Fonte:

Deixe seu comentário