Portal da Cidade Mogi Mirim

UNIÃO FAZ A FORÇA

Reunião discute criação de consórcio intermunicipal de Segurança Pública

Participaram do encontro as cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Aguaí, Itapira, Estiva Gerbi, Conchal, Holambra e São Sebastião da Grama

Publicado em 24/11/2021 às 17:56

Reunião das GCMs realizada em julho deste ano em Mogi Mirim

Uma reunião entre comandantes das GCMs (Guardas Civis Municipais) de cidades da microrregião aconteceu na tarde desta quarta-feira em Estiva Gerbi. Participaram as GCMs de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Aguaí, Itapira, Estiva Gerbi, Conchal, Holambra e São Sebastião da Grama.

Segundo o comandante da GCM de Mogi Mirim, Paulo Moraes, o Paulão, o objetivo nesses encontros e discutir ações conjuntas entre as corporações, como já vem sendo feitas entre algumas cidades. Ele citou, como exemplo, a participação da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e GOC (Grupo de Operações com Cães) no combate ao narcotráfico em cidades da região.

“Temos mesmo que padronizar as ações de policiamento, tornando as nossas forças coesas e mais fortes”, ressaltou Paulão. Outro ponto bastante debatido no encontro foi a criação do consórcio intermunicipal das GCMs.

Paulão afirmou que Mogi Mirim já possui uma lei autorizando a formação dessa entidade, mas que alguns municípios carecem de criar a própria legislação para garantir a participação no consórcio. “Acho que devemos criar uma entidade igual ao consórcio intermunicipal da saúde. Seria algo um Consórcio de Segurança Pública da Baixa Mogiana”, explicou.

A prefeita de Estiva Gerbi, Cláudia Botelho (MDB), que também esteve no encontro, que na atualidade, não se pode discutir segurança pública sem a participação das GCMs. Na avaliação dela, o consórcio entre as Guardas Civis da Baixa Mogiana seria algo muito positivo para a microrregião.

Quem também esteve no evento foi o vereador guaçuano Adriano Luciano Rodrigues (PL), o Luciano da Guarda, que por ser guarda civil, vê com muito interesse a criação de um consórcio. Somente este ano, outras três reuniões regionais foram realizadas entre as GCMs.

A última havia sido realizada no dia14 de julho, com representantes das de cinco cidades da região, na sede da Secretaria de Segurança Pública de Mogi Mirim, no bairro da Saúde (Zona Oeste).

Naquela oportunidade, novamente as ações conjuntas estiveram na pauta do encontro, além do uso da tecnologia em favor da segurança pública, como a muralha digital, e o compartilhamento de informações entre as GCMs da região.


Fonte:

Deixe seu comentário