Portal da Cidade Mogi Mirim

FAKE NEWS

É #fake que mulher em carro preto esteja sequestrando crianças

Em Mogi e no Guaçu, crescem boatos pelas redes sociais sobre possíveis raptos de crianças, mas forças policiais afirmam que não há ocorrências desse tipo

Publicado em 01/12/2020 às 00:58
Atualizado em

Desde segunda-feira, 30, circula nas redes sociais usuários de Mogi Mirim e Mogi Guaçu mensagens de texto e áudio com informações falsas, sobre um suposto carro, ocupado por pessoas que estariam raptando crianças.

O Portal da Cidade recebeu vários questionamentos sobre a veracidade dos “alertas” espalhados pelo Facebook e grupos de Whatsapp.

À reportagem do Portal da Cidade de Mogi Mirim, o secretário de Segurança de Mogi Mirim, José Luiz da Silva, afirmou que não há ocorrências registradas, envolvendo crianças. E que, por isso, as mensagens são "fake news". A mesma afirmação foi feita pelas polícias Civil e Militar.

É possível observar pelos comentários feitos em algumas postagens sobre o suposto sequestro que, principalmente, as mães demonstram preocupação e medo com os seus filhos, já que os boatos se multiplicam a cada dia e há quem acredite que o crime esteja, de fato, sendo praticado.

As informações que constam das mensagens deixam dúvidas, pois uns dizem que um carro Corsa, cor preta, ocupado por um casal, para em frente à casa e a mulher tenta abrir o portão que estava trancado.

Há ainda “alertas” que informam sobre outras marcas de carros pretos (Gol, Corolla), ocupados por apenas homens armados e raptam as crianças nas ruas.

Pelas redes sociais, cada um diz que ficou sabendo por meio de amigos, familiares de amigos, que aconteceu com o colega do colega e passa para frente. Porém, o fato é que nenhuma dessas histórias foi confirmada. São também chamadas lendas urbanas, que se espalham na internet.

No entanto, mesmo sendo notícias falsas, já que, por hora, não há ocorrências registradas, a polícia orienta os pais a intensificarem os cuidados com as crianças e, se de fato, suspeitarem de uma tentativa de sequestro, que acionem as forças policias, imediatamente, a PM pelo 190 e GCM pelo 153. 

Vale ressaltar que notícias sobre pessoas em um carro preto que sequestram crianças são antigas e as mensagens se espalham rapidamente por meio das redes sociais, causando pânico entre as pessoas.


Fonte:

Deixe seu comentário