Portal da Cidade Mogi Mirim

SAIDINHA

Mais de 4,3 mil presos da região estão nas ruas no “feriadão”

Regime também beneficiou presos do Centro de Ressocialização de Mogi Mirim e penitenciária feminina do Guaçu

Publicado em 16/06/2022 às 20:21

Quase 300 detentos e detentas de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e demais cidades da região, foram beneficiados com a saidinha do “feriadão” de Corpus Christis. Somente do Centro de Ressocialização de Mogi Mirim, localizado às margens da SP-191 (Mogi/Conchal), mais de 200 presos foram beneficiados e estão nas ruas.

A saída temporária depende de autorização judicial e é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais, de 1985. Além do CR, na região, da penitenciária feminina de Mogi Guaçu, que fica na estrada “Vice-Governador Almino Afonso”, que liga a cidade ao Distrito de Martinho Prado, outras 92 detentas também ganharam o benefício e vão passar o feriadão em suas casas.

Mas a farra da “saidinha” não para por aí. Ao todo, 4,3 mil presos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foram beneficiados neste Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (16). Os dados são da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). A maioria dos detentos beneficiados deixou as unidades prisionais ainda na terça-feira (14) e terá que retornar na próxima segunda-feira (20).

A SAP informa ainda que só são beneficiados presos de bom comportamento e que estão cumprindo pena em regime semiaberto. Apenas do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Campinas e Hortolândia, onde estão muitos presidiários guaçuanos, mogimirianos e itapirense, quase 3,5 mil detentos estão nas ruas. (Veja lista abaixo).

Embora não possam se pronunciar, publicamente, a respeito desse benefício, muitos agentes de segurança ouvidos pela reportagem do Portal da Cidade disseram que as “saidinhas” causam, sim, um aumento na criminalidade, especialmente, casos de roubos, furtos e tráfico de entorpecentes.

Quase toda a semana, a Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal) capturam presos que estão procurados por não retornarem de outras saidinhas. Por isso, esses mesmos policiais pedem à população que fique atenta a movimentações de pessoas estranhas ou suspeitas próximas às suas casas.

A SAP, por sua vez, ressalta que se o preso, beneficiado pela saidinha, não retornar à unidade prisional de origem, passa a ser considerado foragido e perde o benefício do regime semiaberto.

Número de presos que saíram e locais onde cumprem pena:

• CPP Campinas: 2.000

• CPP Hortolândia: 1.443

• CR Mogi Mirim: 203

• CR Sumaré: 174

• Penitenciária II de Hortolândia: 90

• Penitenciária III de Hortolândia: 60

• Penitenciária Feminina de Campinas: 321

• Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu: 92


Fonte:

Deixe seu comentário