Portal da Cidade Mogi Mirim

PROTEÇÃO À MULHER

GCMs de Estiva e Mogi Guaçu recebem treinamento em Mogi Mirim

A patrulha “Maria da Penha” local está servindo como modelo para Guardas Civis de cidades vizinhas

Publicado em 22/07/2021 às 00:07

Devido ao bom histórico de suas ações e ao apurado senso de profissionalismo, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi Mirim foi escolhida para ministrar cursos às Guardas Civis coirmãs de Mogi Guaçu e Estiva Gerbi sobre a implantação da patrulha “Maria da Penha”, unidade especializada na defesa da mulher.

Na manhã desta quinta-feira (22), seis guardas municipais guaçuanos e três estivenses estiveram na sede da Secretaria de Segurança Pública onde participaram de palestra ministrada pela GCM Elaine Navarro, coordenadora da patrulha “Maria da Penha” da cidade.

Ela abordou aspectos legais dessa unidade e os principais campos de ação dos GCMs da "Maria da Penha" na defesa da mulher. Também relatou a trajetória de sucesso dessa unidade, desde que foi criada, no início deste ano. O secretário de Segurança Pública de Mogi Guaçu, Paulo Henrique da Silva Gomes também fez questão de prestigiar o evento, assim como seu colega mogimiriano, Luiz Carlos Pinto.

“Estamos implantando essa unidade especial em Mogi Guaçu e a experiência mogimiriana vai nos ajudar muito”, elogiou Paulo Henrique. Ele disse que, embora esse seja um projeto pensado há muito tempo, só agora, com apoio do Executivo e Legislativo guaçuanos, ele saiu do papel. Ele agradeceu a parceria com a GCM de Mogi Mirim e com o empenho de Elaine Navarro em treinar os colegas de Mogi Guaçu e Estiva.

BOTÃO DO PÂNICO

“Esses seis GCMs vão replicar esses conhecimentos aos demais colegas, pois queremos toda a corporação empenhada na ‘Maria da Penha’. Eles serão replicadores desse conceito”, observou. O secretário guaçuano admitiu que, atualmente, os GCMs não possuem sensibilidade para lidar com o problema da violência contra a mulher.

“Por isso, com a ajuda de uma assistente social e uma psicóloga, ambas pertencentes ao nosso quadro de GCMs, vamos montar um local especial destinado apenas ao atendimento à mulher”, revelou. Paulo Henrique também disse que hoje, sequer há estatísticas sobre violência contra as mulheres na GCM, mas garante que isso também irá mudar.

Outra novidade que o secretário guaçuano anunciou e que, em breve, também poderá funcionar em Mogi Mirim, é a criação do chamado “botão do pânico”, um aplicativo que pode ser baixado em smartphones e que, quando acionados por mulheres vítimas de agressão, acionam a patrulha “Maria da Penha” ou outras unidades da GCM.


Fonte:

Deixe seu comentário