Portal da Cidade Mogi Mirim

PRONTA PRA TUDO

GCM realiza treinamento para controle de distúrbio civil

Simulado aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública e contou com a participação de 15 GCMs e bombeiros

Publicado em 01/12/2021 às 09:58

A GCM (Guarda Civil Municipal) realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), o treinamento de CDC (Controle de Distúrbio Civil) voltado para 15 guardas civis, na sede da Secretaria de Segurança Pública. O instrutor foi o GCM Francisco César, especialista em CDC da corporação.

Com a ajuda de voluntários do Corpo de Bombeiros, foi simulado uma situação de tumulto generalizado em área urbana, onde a intervenção da GCM se fez necessária. Os guardas, munidos de escudo, tonfa e armas não letais, enfrentaram um grupo de “manifestantes” que atiravam pedras e mangueira de água contra a tropa.


“Essas confusões podem acontecer em qualquer cenário, de uma praça a um campo de futebol”, explicou Francisco. “Por isso, devemos estar preparados para qualquer situação”, completou. Além dos GCMs veteranos, também fizeram parte do simulado, os novos recrutas da corporação, que ainda não tinham treinamento em CDC.

Ao todo foram 12 horas/aula, entre teoria e prática. O secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto, acompanhou de perto os exercícios. Tão próximo que chegou a sentir os efeitos do spray de pimenta usado no simulado. Com a garganta ainda irritada, ele disse que esse treinamento em CDC fecha o ano de aperfeiçoamento da GCM.



“Este ano realizamos vários cursos de aperfeiçoamento, como os de tiro, salvamento em altura, Lei Maria da Penha, CDC, dentre outros”, comemorou o secretário. Para ele, o aperfeiçoamento dos guardas civis visa, sobretudo, oferecer sempre um excelente serviço à população, além de melhorar o desempenho dos próprios GCMs.


Fonte:

Deixe seu comentário