Portal da Cidade Mogi Mirim

PLANTÃO UNIFICADO

Delegada seccional e GCMs da região buscam soluções para agilizar o serviço

Policiais militares e guardas civis reclamam da demora da CPJ de Mogi Guaçu, que recebe ocorrências de 8 cidades da microrregião

Publicado em 08/12/2021 às 09:44
Atualizado em

Comandantes de Guardas Civis Municipais de quatro municípios da região estiveram reunidos na tarde de terça-feira (7), com a delegada seccional Edna Elvira Salgado Martins, em Mogi Guaçu, para discutir propostas para melhorar o atendimento regionalizado da CPJ (Central de Polícia Judiciária).

O comandante da GCM de Mogi Mirim, Paulo Moraes, o Paulão, achou proveitosa a reunião e espera que alguma solução deva ser apresentada nos próximos dias. “A ideia do plantão unificado é boa. O que falta é pessoal para agilizar”, observou

Desde que foi implantada a unificação dos plantões das oito cidades abrangidas pela Seccional guaçuana, em 1º de abril deste ano, começaram as reclamações tanto das GCMs como da Polícia Militar quanto à demora no atendimento das ocorrências. Em alguns casos, a espera pode chegar a durar mais de seis horas.

Atualmente, a partir das 18h00 até às 6h00, as cidades Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi, Santo Antônio da Posse, Holambra, Jaguariúna e Pedreira encaminham suas ocorrência para a plantão unificado da CPJ de Mogi Guaçu. O mesmo acontece aos sábados, domingos e feriados.

DESANIMADOR

Na reunião de terça, os comandantes das GCMs de Mogi Mirim, Itapira, Holambra e Estiva Gerbi, solicitaram à delegada secional ações para minimizar esse problema. Edna Elvira afirmou que vai se reunir com os delegados da sua circunscrição para debater o assunto.

No entanto, ela já adiantou que, assim como a PM e a GCM, a Polícia Civil também sofre com a falta de efetivo, tornando a solução desse problema ainda mais complicada. A reportagem do Portal da Cidade aferiu que a média que uma ocorrência demora para ser concluída no plantão unificado é de quatro horas.

Muitos guardas civis dessas cidades alegam que, às vezes, entram de plantão, atendem apenas uma ocorrência e ficam mais de seis horas em Mogi Guaçu, deixando suas cidades desguarnecidas. “Chega a ser desanimador”, afirmou um guarda civil guaçuano.

Vereador Gebê 

No último dia 5 de novembro, o vereador Geraldo Bertanha, o Gebê (DEM) entregou um ofício à delegada seccional de Mogi Guaçu, Edna Elvira Martins, pedindo melhorias nos atendimentos e serviços da Civil. 

O objetivo foi pedir apoio e atenção aos atendimentos prestados pela Polícia Civil à população e também aos GCMs e PMs, de Mogi Mirim e região.

Há meses, houve a centralização dos plantões noturnos e aos finais de semana e a demanda é grande. Por conta disso, segundo o vereador mogimiriano, há alguns obstáculos enfrentados nos atendimentos. 

"Há sugestões que vão ser estudadas e poderão ajudar as forças de segurança. As tratativas serão iniciadas e em breve, espero divulgar ações positivas", informou Gebê.




Fonte:

Deixe seu comentário