Portal da Cidade Mogi Mirim

OLHOS NO CÉU

Curso na GCM habilita novos operadores de drone

Equipamento é importante aliado da corporação na que tange as áreas de patrulhamento, busca e vigilância

Publicado em 25/01/2022 às 10:03

Uma turma de guardas civis municipais passou por treinamento de manuseio de drone na manhã desta terça-feira (25), na sede da Secretaria de Segurança Pública, no bairro da Saúde, Zona Oeste da cidade. 

Há pelo menos dois anos a GCM (Guarda Civil Municipal) faz uso desse tipo de equipamento para auxiliar nos trabalhos de busca, patrulhamento e vigilância. No entanto, apenas os GCMs Francisco e Constantino estavam habilitados a manusear os drones. 

O comandante da GCM, Paulo Moraes, presente no treinamento, explica que a meta é treinar o maior número de guardas civis para que o equipamento possa ser usado com mais frequência e por todas as equipes e unidades especiais, como GOC (Grupo de Operação com Cães), Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Patrulha Rural.

“O drone é um instrumento importante para quem trabalha com segurança. São nossos olhos no céu e podem cobrir uma área enorme de vigilância, busca e patrulhamento”, enfatizou o comandante.

Francisco e Constantino concordam e lembra que em 2020, em uma ocorrência sobre carros roubados, o drone localizou sete veículos que estavam escondidos em uma área de mata no Horto de Vergel. “Sem o drone jamais teríamos localizados os carros”, reforça Francisco.

Além da GCM, o Corpo de Bombeiros também utiliza um drone próprio. O comandante da GCM também ressalta que o drone pode ser utilizado para mapear áreas e auxiliar a corporação durante a realização de grandes eventos. “No Dia do Samba, que aconteceu no Teatro de Arena, ele (drone) nos ajudou nos trabalhos de segurança”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário