Portal da Cidade Mogi Mirim

NA ZONA RURAL

Corpo de Bombeiros controla incêndio que atingiu granja

Mais de 90% das aves foram salvas, mas centenas morreram por causa da fumaça nos galpões

Publicado em 17/09/2021 às 10:42

Além do aumento das queimadas nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros também tem que se desdobrar para atender outras ocorrências que não param de ocorrer no Município. Na tarde de quarta-feira (15), por exemplo, três caminhões autobomba e seis bombeiros conseguiram controlar um incêndio que atingiu uma granja no bairro da Piteiras, Zona Rural de Mogi Mirim.

De acordo com o bombeiro Salzani, o fogo começou por volta das 14h00 e atingiu um grande galpão onde estavam mais de 34 mil pintinhos. Graças a uma ação rápida dos bombeiros e dos donos da granja, mais de 90% das aves foram salvas.

“Quando chegamos, ainda havia muita fumaça nos galpões”, recorda Salzani.

Ele também observou que o fato das cortinas laterais da granja estarem abaixadas agravou o acúmulo de fumaça. “A maioria das aves morreu de asfixia causada pela fumaça, inclusive após o fogo ser controlado”, disse o bombeiro.

As causas do incêndio foram fagulhas de brasa que escaparam de um aquecedor à lenha existente próximo aos barracões onde ficam as aves. Essas fagulhas acabaram chegando até a “cama” de serragem, dando início ao incêndio.

Mais de 12 mil litros de água foram usados para controlar as chamas e fazer o rescaldo no local, que só acabou por volta das 17h00l. “Tivemos que encharcar bem a serragem para evitar a reignição”, explicou. Os donos da granja reconhecem que a ação rápida dos bombeiros evitou um prejuízo bem maior.

Ainda na tarde de quarta-feira, os proprietários do aviário já estavam providenciando a substituição dos comedouros, bebedouros, tubulações de água e demais equipamentos afetados pelas chamas. Até mesmo a cama de serragem já estava sendo substituída.


Fonte:

Deixe seu comentário