Portal da Cidade Mogi Mirim

Jogos Olímpicos

Nadador mogimiriano participará de seletiva com foco nas Olimpíadas

A seletiva será entre os dias 19 e 24 de abril; o nadador Conrado Coradi Lino tem chances de classificação para os Jogos em Tóquio

Publicado em 12/04/2021 às 08:22

(Foto: Divulgação Free/Play)

Expectativa e foco.

O mogimiriano Conrado Coradi Lino se prepara a avançar na última seletiva Olímpica Brasileira de natação e tem grandes chances de classificação para os Jogos Olímpicos -  agendados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, em Tóquio, no Japão.

Já a seletiva, que poderá classificar o nadador, está marcada para acontecer entre os dias de 19 e 24 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O nadador deu detalhes do trabalho realizado. “Os treinos na água são seis treinos mais para recuperação, mais voltados pra recuperação e pra técnica”, contou o único representante de Mogi Mirim em uma disputa por vaga olímpica em 2021.

Conrado disse ainda que realizou quatro treinos com atenção especial na resistência de velocidade. “Pra porrada, pra tiro, pra treinos pra velocidade mesmo. É para desenvolver velocidade, resistência e força”.

A rotina do atleta vai além da água.

Com um treino de pilates, um treino de flexibilidade e três treinos de força e resistência de força, sendo dois mais voltados para membros superiores e inferiores e um mais voltado para core, abdômen e lombar. “A gente faz isso nos três treinos, mas cada um tem mais essa direção”.

O nadador da Free Play/Sejel ainda ressaltou um detalhe fundamental e que não é comum a todos os competidores da seletiva: a falta de competição. Ele detalhou que estar sem ritmo de competição tem impacto inegável e deu como exemplo o fato de que estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram campeonatos no período em que os clubes paulistas ficaram sem. “E a gente não pode competir na competição dos caras, por ser de São Paulo. E São Paulo tá fechado, então não tem competição em São Paulo”.

Conrado enfatizou que essa falta de competição é muito perigosa, porque os atletas que ficaram sem, perdem o ritmo de competição. “Isso faz muita falta lá na frente e a gente tem que estar dando um jeito de tentar reverter este problema”.

O nadador contou que, entre as ações, está a simulação de competições dentro dos treinos. Outro detalhe importante na rotina desta semana é que ela seria exatamente de competição e, por isso, seus treinos têm sido baseados em velocidade, de mais resistência, de mais força. “Então, são treinos que são um pouco mais enxutos. Eu não nado, não chego a nadar 14 mil metros, igual eu estava nadando nessas primeiras semanas. Chega a 10 mil metros, mais ou menos. Só que são treinos muito mais intensos”, explicou.

O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada, Tradibom e VSwim e apoio do Laboratório 22 de Outubro e da Clínica Vitallis.

CURIOSIDADE

Os critérios de qualificação para Tóquio foram atualizados em fevereiro. Os dois primeiros colocados de cada prova - desde que atinjam, nas respectivas finais, o índice "A" (mais exigente) da Fina - se classificam.


Fonte:

Deixe seu comentário