Portal da Cidade Mogi Mirim

Área esportiva

Horto Florestal de Mogi é aberto ao público para caminhar e praticar exercícios

Mas diferente do Horto, por enquanto, não está prevista a reabertura do Zoológico Municipal pela Prefeitura Municipal

Publicado em 02/12/2021 às 17:58
Atualizado em

A partir desta sexta-feira (3), a população terá acesso a um novo local para a realização de caminhadas, ciclismo e encontro com os amigos em uma área totalmente arborizada, o Horto Florestal. 

O local funcionará, inicialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, com entrada pelo numeral 874 da Rua Sete de Setembro.

Os munícipes poderão utilizar o espaço para fazer caminhada, ciclismo, entre outras práticas esportivas, bem como realizar piqueniques e recreações diversas. Mas, será proibida a realização de fogueiras, bem como o descarte de resíduos. Também serão respeitados todos os protocolos vigentes de vigilância sanitária.

O anúncio ocorreu em evento realizado no local, nesta quinta-feira (2), com a participação da vice-prefeita Maria Alice Mostardinha, que representou o prefeito Paulo (em viagem à Brasília).

No Horto também estão instaladas as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, sob a gestão do Secretário Oberdan Quaglio. 

A área situada no bairro do Aterrado pertencia ao Governo do Estado, já que ali, por muitos anos, funcionou a Estação Experimental de Mogi Mirim. O órgão era administrado pelo Instituto Florestal, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. No final de 2020 foi concluído o processo de cessão da área à Prefeitura. Em 2021, inúmeras melhorias foram feitas no espaço.

Importante destacar também que, diferente do Horto, não está prevista a reabertura do Zoológico Municipal neste momento.

A Secretaria de Meio Ambiente já trabalha para a contratação de uma ONG que fará a gestão do zoo e, assim, viabilizar a abertura do espaço para a população.

Horto

Cortada pela SP-147, o Horto Florestal engloba 1.498.000 m² e inclui o Zoológico Municipal “Luiz Gonzaga de Amoedo Campos”. Para se ter uma ideia da dimensão do espaço, o zoo representa cerca de 5% da área que é considerada uma faixa de transição ecológica, já que parte dela é formada por mata de cerradão, enquanto a outra é de mata atlântica.

O Horto Florestal já chegou a produzir, anualmente, um milhão de mudas. Agora, o Viveiro Municipal, também instalado no local, terá como uma de suas metas, ampliar a cobertura vegetal no município.

Fonte:

Deixe seu comentário