Portal da Cidade Mogi Mirim

Natação

Atletas de Mogi Mirim evoluem no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação

Tomas Coradi Lino e Breno Baumann Poli cravaram os melhores tempos da vida nas quatro provas que disputaram no torneio

Publicado em 18/08/2021 às 10:45

Terminou no sábado, 14, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, também conhecido como Troféu José Finkel. A competição começou a ser promovida no dia 10 de agosto, na Arena ABDA (Associação Bauruense de Desportos Aquáticos), em Bauru (SP). Mogi Mirim foi representada pela Free Play/Sejel, que levou dois atletas à principal competição nacional do segundo semestre.

Tomas Coradi Lino e o estreante Breno Baumann Poli nadaram no torneio nacional. Conrado Coradi Lino, que contava com índice para três provas, desfalcou a equipe devido a uma lesão no joelho.

Mais experiente que o colega de equipe, Tomas estreou em uma edição de José Finkel em 2018 e retornou nesta temporada. E, nesta volta, garantiu a presença em uma final. Na quinta-feira, 12, ele nadou as eliminatórias dos 50 metros costas e marcou o 14º tempo, com 25seg50.

O resultado levou o atleta para a chamada “Final B”, em que foi o 16º melhor do país em termos absolutos, ao nadar para 25seg78. Tomas ainda foi o 31º entre 73 atletas inscritos nos 100 metros medley. Na prova de quatro estilos, o nadador atingiu a marca de 57seg64 nas eliminatórias.

Já Breno, de apenas 18 anos, encarou um José Finkel pela primeira vez na carreira. Nos 50 metros nado livre, prova em que garantiu presença graças ao índice obtido no Campeonato Paulista, o atleta da Free Play foi o 35º colocado ao registrar o tempo de 23seg36 nos 50 livres. E nos 100 medley, entre os 73 participantes, o debutante ficou com 61ª posição, cravando 1min01seg03 na piscina da ABDA.

Nas quatro provas disputadas, Tomas e Breno registraram um feito importante. Atingiram os melhores tempos da vida, em uma evolução fundamental para a sequência da temporada e da carreria.

“Eles tiveram desempenhos muito bons mesmo. Nadaram para boas marcas individuais, para melhores tempos da vida. E é importante ressaltar que, na comparação com atletas de outros estados e até de outras cidades, estão em um ritmo muito mais baixo de competição e isso pesa demais”, frisou Ricardo Antonio Martiniano, coordenador da equipe e que acompanhou os nadadores em Bauru.

A expectativa agora é de manutenção da rotina de torneios, com a estabilização do combate à Covid-19 no Brasil. O foco estará nos campeonatos do segundo semestre, como o Campeonato Internacional Infantil e Juvenil de Natação (Troféu Chico Piscina), agendado para ocorrer de 13 a 16 de outubro; os campeonatos estaduais e nacionais de categoria e os eventos absolutos, como o Paulista Júnior e Sênior, marcados para os dias 25, 26 e 27 de novembro e o Open de Natação, que será de 2 a 5 de dezembro, em Recife (PE).

Quanto ao Finkel, vale destacar que o Minas Tênis Clube repetiu 2020 e chegou ao bicampeonato ao marcar 2562 pontos na competição. O Pinheiros foi o vice-campeão com 2236,50 e o Flamengo completou o pódio geral com 1203 pontos conquistados.

O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada, Tradibom e VSwim e apoio do Laboratório 22 de Outubro e da Clínica Vitallis.

Fonte:

Deixe seu comentário