Portal da Cidade Mogi Mirim

AÇÃO SOCIAL

Arte da Luta: além de campeões, vitórias também no campo social

Sob o comando de Márcio Evandro Ribeiro, a cidade entra no mapa do boxe nacional e proporciona o esporte como meio de afastar jovens das ruas

Publicado em 19/06/2020 às 05:09
Atualizado em

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”. Uma das principais frases gravadas no marcante livro “Arte da Guerra” se aplica à vida de Márcio Evandro Ribeiro. O técnico, instrutor e, cima de tudo, idealizador do projeto social “Arte da Luta” conseguiu o maior título que alguém focado no trabalho de resgate pode conseguir: afastou jovens das ruas em prol da prática do esporte. 

O projeto social é mantido através do boxe, esporte que o Brasil produziu grandes campeões, como Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Adilson Maguila e Acelino Popó de Freitas. É verdade que o boxe sofreu uma grande baixa nos últimos anos, pela falta de grandes campeões no cenário mundial e porque outras modalidades de luta se popularizaram, como é o caso do UFC.

Entretanto, o glamour ainda existe. Márcio não trabalhou por rótulos, nem por títulos. Mas, ainda assim, os títulos vieram. Muito provável vieram para coroar o ótimo trabalho feito no ringue de sua academia localizada à rua 13 de Maio. O trabalho começou o antigo endereço da academia, que ficava no segundo piso de um prédio comercial na rua José Bonifácio.

O mais curioso é que o projeto social não faz distinção. Quem integra o programa realizado por Márcio treina em igualdade com alunos devidamente matriculados, os que têm condição de manter o projeto com o pagamento de mensalidades. Estes ajudam a colocar Mogi Mirim como celeiro de grandes campeões. E não é que esses resultados já vieram? Sim, Mogi Mirim já possui dois campeões brasileiros reconhecidos pela principal entidade que representa o boxe nacional, o Conselho Nacional de Boxe.

No ano passado, na terceira edição do Arte do Boxe realizada no ginásio do Clube Mogiano, com transmissão de todas as lutas ao vivo pelo BandSports, o jovem Matheus Silva, naquela época com 20 anos, se sagrou campeão da categoria meio-pesado, até 79 quilos, numa luta memorável contra Bruno César de Paula, definida por pontos.

O outro talento produzido pela academia é Pedro Guilherme dos Santos, campeão brasileiro da categoria super-leve no início deste ano, em evento realizado na capital paulista. Matheus e Pedro são dois talentos reconhecidos. E frutos do ótimo trabalho feito por Márcio, que sempre amou o esporte, além de ter sido por muitos anos diretor de uma das maiores produtoras de vídeo da região.

Um vídeo produzido nesta semana mostra bem o projeto da academia Arte da Luta. Que muito além de “fabricar” campeões, é um grande celeiro de talentos e de atividades que afastam muitos jovens do “caminho errado” da vida.


Fonte:

Deixe seu comentário