Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Workshop trata de Direitos da Pessoa com Deficiência

Professores e auxiliares de educação participaram de workshop promovido no auditório do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro.

Publicado em 10/10/2019 às 22:50

O auditório do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro foi palco na quarta-feira (9) de um workshop relacionado ao debate dos direitos da pessoa com deficiência. Reunindo professores e auxiliares de educação inclusiva, o evento teve como foco a união entre as secretarias de Educação e Saúde no que diz respeito ao processo de reabilitação de crianças, o encaminhamento à Rede Lucy e todo o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar. O encontro contou com a presença da secretária de Saúde, Flávia Rossi, que abriu o evento, antes da apresentação das profissionais da rede, durante toda à tarde.

“Esse é um projeto-piloto, a ideia é mostrar o que é a Rede Lucy, o que é oferecido, entender qual é o fluxo, a demanda que vem para cá e ajudar no trabalho de conscientização. Precisamos fazer essa divulgação dentro da escola, da comunidade, da família, entender como funciona todos os serviços e colaborar para o processo de reabilitação”, enfatizou Flávia Rossi.

No workshop, cada profissional abordou temas relacionados a sua respectiva área. Orientações básicas a respeito de patologia e desenvolvimento e a forma de atuação com as crianças foram levadas ao público. Além da fisioterapia, a equipe conta com terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, serviço social, enfermagem e grupo de médicos. Toda a atividade é coordenada pela diretora e médica fisiatra do Serviço de Reabilitação, Julia Assis Cardoso de Sá.

“Nossa ideia principal é fazer esse gancho e podermos caminhar em conjunto. Essa união entre Saúde e Educação tem tudo a ver com a reabilitação das crianças que recebemos aqui. Queremos mostrar o caminho para o aluno chegar até a Rede Lucy”, destacou a fisioterapeuta e integrante da equipe multidisciplinar, Renata Camargo Frezzato.

O encaminhamento de crianças ao Centro de Reabilitação se dá não apenas via escolas municipais, mas também através de centros médicos. A Rede Lucy recebe pacientes com alteração em seu desenvolvimento, seja uma patologia já instalada, adquirida no nascimento ou ao longo da vida e até mesmo em casos de atraso de desenvolvimento. O tratamento de reabilitação possui como foco buscar as funcionalidades da criança dentro de suas limitações.

A Rede Lucy 

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Mogi Mirim é um centro multidisciplinar que oferece assistência ambulatorial e serviços como o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Também realiza consultas médicas que definem a proposta terapêutica para o programa de reabilitação multidisciplinar, de acordo com a necessidade de cada paciente, além de desenvolver terapias complementares como oficinas, esporte adaptado, condicionamento físico e terapia robótica de membro superior.

Fonte:

Deixe seu comentário